Política
Estudantes do Cesmac conhecem funcionamento da urna eletrônica durante Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação
Acadêmicos do Centro Universitário Cesmac participaram, na noite da última terça-feira (4), de mais uma atividade da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O encontro reuniu estudantes de Direito para uma apresentação sobre a segurança, a transparência e o funcionamento da urna eletrônica, além de uma demonstração prática da estrutura interna do equipamento.
A programação contou com a participação do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador Orlando Rocha Filho, que destacou a importância de aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade acadêmica e de incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral brasileiro. Segundo o magistrado, iniciativas como essa fortalecem a cidadania e contribuem para o combate à desinformação por meio da informação qualificada.
Durante a atividade, o servidor Leonardo Pereira, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), realizou a abertura da urna eletrônica, permitindo que os estudantes conhecessem seus principais componentes e compreendessem as diversas camadas de segurança que garantem a integridade do voto e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do equipamento e sobre os mecanismos de auditoria e fiscalização adotados pela Justiça Eleitoral.
A ação integra a programação da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação, iniciativa coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país. Em Alagoas, a mobilização inclui palestras em escolas e universidades, demonstrações da urna eletrônica, ações de educação para a democracia e atividades voltadas ao enfrentamento da desinformação, em comemoração aos 30 anos da utilização da urna eletrônica nas eleições brasileiras.
Ascom TRE/AL