Esporte
Arena das Cores leva mais de mil pessoas para celebrar esporte e diversão na orla de Maceió
Por Assessoria
Uma explosão de cores, música e muita animação marcou a tarde deste sábado (31), na orla de Maceió, durante a primeira edição da Corrida Arena das Cores, promovida pelo Sebrae Alagoas.
Com inscrições esgotadas, o evento reuniu famílias, amigos, clientes e parceiros da instituição em um percurso de 4 km. A largada aconteceu no Memorial à República, em Jaraguá, encerrando a programação comemorativa do Mês da Micro e Pequena Empresa.
A iniciativa acontece em um momento de expansão das corridas de rua na capital alagoana, onde, segundo estimativas da Associação dos Triatletas e Assessorias Esportivas (AETRI), mais de 25 mil pessoas praticam corrida diariamente na orla. A expectativa da entidade é que Maceió ultrapasse a marca de 45 provas realizadas ao longo de 2026, refletindo o interesse crescente por uma modalidade que reúne praticantes de diferentes idades e perfis.
Na contramão do caráter competitivo de muitas dessas provas, a Arena das Cores apostou na descontração, sem cronometragem, pódio ou premiação por desempenho. Durante os 4 km, os participantes puderam correr ou caminhar no próprio ritmo, atravessando as chamadas Zonas das Cores, onde o lançamento de pós coloridos, atóxicos e biodegradáveis, transformou o percurso em uma grande brincadeira, especialmente para crianças e jovens.

A diversidade do público foi um dos destaques da tarde, reunindo desde bebês de colo, com apenas oito meses de idade, até participantes com mais de 60 anos.
Foi justamente a oportunidade de incentivar o filho a praticar atividades físicas que levou Carla Rodrigues da Silva à corrida, acompanhada de Guilherme Rodrigues Cabral de 12 anos.
“Quero incentivar meu filho a praticar esportes e sair um pouco das telas. Estar aqui, no meio de tanta gente, é mágico. Hoje ele vai correr, brincar e se sujar à vontade. É uma alegria participar desse momento com ele”, contou Carla.
Aos 64 anos, o aposentado Eudes Barros também entrou no clima da festa. Praticante de corrida há mais de 15 anos, ele já havia participado de uma experiência semelhante em Salvador e não perdeu a oportunidade de repetir a brincadeira em Maceió.
“A gente se esforça tanto nas corridas que também precisa de momentos para brincar. Hoje, o melhor resultado é terminar todo colorido. É diversão pura!”, comemorou Eudes.

Para o presidente da AETRI, Diego Palagani, iniciativas como a Arena das Cores ajudam a ampliar o alcance da modalidade ao mostrar que a corrida também pode ser uma atividade recreativa, acessível a diferentes públicos e gerações.
“A corrida do Sebrae chega com uma proposta inovadora, trazendo diversão, entretenimento e um lado lúdico para o esporte. Ela mostra que correr pode ser prazeroso por si só, sem estar associado apenas à conquista de uma medalha ou a um resultado. A corrida é uma ferramenta importante para a saúde física e mental, mas também para a convivência familiar e a integração da comunidade”, afirma Diego.
Celebração dos pequenos negócios
A corrida integrou as ações realizadas pelo Sebrae Alagoas ao longo de outubro em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado no dia 5 de outubro.

Segundo a analista Cintia Silver, a proposta foi criar uma oportunidade de aproximação com o público em um ambiente descontraído, valorizando as conexões construídas pela instituição com empreendedores, clientes e parceiros.
“Queríamos encerrar esse mês de celebração de uma maneira diferente, reunindo nossos clientes, parceiros e suas famílias em um momento de alegria e convivência. Esperamos que essa primeira edição seja o início de um evento permanente no calendário do Sebrae”, destacou Cintia.

Entre os participantes estava Marlucia, empreendedora do segmento de produtos personalizados e cliente do Sebrae, que aproveitou a oportunidade para prestigiar a iniciativa.
“Já faço parte do Sebrae, participo de cursos e capacitações para melhorar meu trabalho com produtos personalizados. Estar aqui hoje é também uma oportunidade de fortalecer essa conexão com a instituição e aproveitar um momento de diversão”, afirmou.
A programação também abriu espaço para pequenos negócios atendidos pelo Sebrae, convidados a comercializar seus produtos durante o evento.

Além da corrida, o público contou com DJ, zumba e apresentação da banda Lalariê, no pós corrida ampliando o entretenimento para as famílias. A iniciativa também teve caráter solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis entregues pelos participantes no momento da retirada dos kits. Os donativos serão destinados à Cruz Vermelha, contribuindo para ações de assistência social.