Esporte
Etapa Maceió: Circuito Sesc de Corridas reúne centenas de pessoas em provas de 5 km e 10 km
O retorno do Circuito Sesc de Corridas a Maceió foi um sucesso. O evento reuniu centenas de corredores, profissionais e amadores, nas provas de 5 km e 10 km, realizadas neste sábado (30). As corridas foram iniciadas às 16h, nas proximidades do Memorial à República, em Jaraguá, e encerradas no mesmo local, pouco depois das 17h. Nesse intervalo, a energia e a movimentação dos competidores se misturaram às belezas do entardecer na orla marítima da capital, chamando a atenção de quem estava no local.
Considerado o maior evento de corridas de rua do país, o Circuito Sesc de Corridas retornou para Maceió depois de seis anos. A última edição na capital alagoana foi realizada em 2018, ano em que o projeto foi criado. Com o passar dos anos, o circuito foi ganhando as ruas do país, sempre com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e hábitos mais saudáveis. Em 2023, cerca de 80 mil pessoas, das mais variadas faixas etárias, participaram do evento, que encerrou o ano com 100 provas.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, Adeíldo Sotero, eventos como o circuito de corridas evidencia o compromisso do Sesc com a saúde e a qualidade de vida. “É um orgulho muito grande trazer essa corrida para a população de Maceió, porque essa iniciativa tem um impacta direto na saúde e na qualidade de vida dos participantes. E esse é um trabalho que o Sesc realiza muito bem”, afirmou.
Na ocasião, o diretor Regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa, destacou o sucesso da edição local do circuito. “Trazer para a cidade de Maceió o circuito nacional de corridas, que há tantos anos não acontecia em nosso estado, foi uma importante iniciativa do Sesc Alagoas. A expectativa é que o evento retorne para a nossa agenda de ações, em 2025. Certamente será novamente um sucesso, assim como a edição deste ano, que teve 1.200 pessoas inscritas”, ressaltou.
A secretária escolar Luciene Santos Xavier foi uma das competidoras da prova de 5 km. Para ela, que participou pela primeira vez do circuito de corridas do Sesc, o evento superou as expectativas. "Já tenho experiência com corridas, tive a oportunidade de participar de outros eventos e neste, especificamente, deu pra observar que está muito organizado, está tudo muito bonito e estou muito satisfeita, feliz. A minha meta, hoje, é conseguir chegar e superar os meus limites”, comentou.
Na etapa Maceió, depois da largada, os competidores seguiram em direção ao Porto de Maceió. No início da Pajuçara, nas proximidades do restaurante Dragão, os corredores retornaram e seguiram, pelo mesmo percurso da largada até o Tribunal Regional do Trabalho, onde fizeram um segundo retorno e avançaram até o final do trajeto, no caso da prova de 5 km, no Memorial à República.
Os competidores da prova de 10 km fizeram o segundo retorno na rotatória próxima à Braskem, seguindo até o ponto de chegada, no Memorial à República. Os corredores tiveram acesso a pontos de hidratação, no decorrer dos dois percursos. Todos os participantes ganharam medalha, além de um kit com pochete, viseira, camisa, número de identificação e chip para registro do tempo de conclusão da prova.
Os vencedores das provas de 5 km e 10 km, nas categorias trabalhador do comércio e dependente (masculino e feminino), público em geral (masculino e feminino) e colaborador do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas (masculino e feminino) foram premiados com troféus.
Serviços gratuitos
Além das provas de 5 km e 10 km, o Circuito Sesc de Corridas de Rua ofereceu diversos serviços gratuitos ao público presente, competidores e pessoas que não se inscreveram para as corridas. No local onde ocorreu a concentração do evento, o público teve acesso a serviços de saúde gratuitos, incluindo verificação de pressão arterial e glicose, massagem e orientações em saúde bucal e nutrição.
O Programa Sesc Mesa Brasil realizou a distribuição de suco natural preparado com cascas de abacaxi e hortelã, além de orientações sobre aproveitamento integral de alimentos. O projeto BiblioSesc, biblioteca móvel do Sesc, também estava presente, com atividades literárias. Além disso, com a participação de alunos e familiares, a Escola Sesc Jaraguá promoveu uma Feira de Empreendedorismo, com exposição e comercialização de produtos diversos.
Corridas e solidariedade
Além de ser um sucesso de inscrições, com 1.200 pessoas inscritas, a etapa Maceió do Circuito Sesc de Corridas foi um sucesso de solidariedade. Ao todo, o evento recebeu 987,5 kg de alimentos não perecíveis dos competidores que optaram pela compra da entrada social. Todos os itens alimentícios serão encaminhados ao Programa Sesc Mesa Brasil, que irá fazer o repasse a instituições sociais alagoanas.
Ascom Sesc/AL