Esporte
Descubra os novos jogos que conquistaram os brasileiros

Com mais de um smartphone por habitante no Brasil, não é surpresa que os jogos mobile tenham chamado atenção. Eles proporcionam ótimas pausas durante a rotina, melhoram a hora do almoço e possibilitam alguns minutos essenciais de entretenimento.
Muito mais acessíveis que consoles e computadores, os celulares se tornaram a plataforma número um para videogames no país e qualquer pessoa com um aparelho desses pode se divertir jogando. Existem diversos gêneros disponíveis e abaixo será possível conhecer alguns dos títulos favoritos nacionais.
Jogos que permitem partidas rápidas são alguns dos mais populares
Nos últimos anos “Among Us” se consagrou como um dos títulos mais populares do mundo. Com ambientação em uma nave espacial que remete a clássicos de ficção científica como “Alien” e “Enigma do Outro Mundo”, esse game de estratégia pode ser disputado com quatro a 10 jogadores pela internet.
A premissa básica é muito simples. O participante assume o papel de um membro da tripulação que deve completar uma série de tarefas mecânicas para que ela continue funcionando de forma adequada, ou de um impostor alienígena que precisa eliminar os outros competidores um a um.
O objetivo dos membros oficiais é finalizar suas missões e identificar o impostor, enquanto o do impostor é confundir e sabotar as coisas para continuar eliminando todos até só restar ele.
Ainda que pareça muito simples à primeira vista e seja fácil aprender e começar a jogar, o título rende centenas de horas de diversão entre os amigos, que alternam posições como impostores e membros da tripulação.
Os jogos de cassino também conquistaram os brasileiros nos últimos anos. Existem muitos motivos para esse aumento de popularidade, mas um dos principais está relacionado às diversas modalidades de roleta online.
As roletas possuem mecânicas simples que permitem começar a jogar rapidamente. Além disso, elas também contam com um potencial matemático e estratégico muito desafiador.
Essa combinação faz com que os entusiastas se divirtam tanto com rodadas rápidas durante uma pausa para o café quanto com sessões em uma noite inteira dedicada a implementar uma estratégia meticulosamente criada para aproveitar ao máximo as porcentagens de cada girada.
Jogos de puzzle contam com mecânicas diferenciadas
Os aplicativos que aumentam o conhecimento do usuário, como a biblioteca interativa do Sebrae, são muito populares, de forma que é fácil entender o motivo dos jogos de puzzle serem outro gênero que tem conquistado o público.
É claro que títulos como o clássico “Candy Crush” já são velhos favoritos, mas existem outros que ganharam cada vez mais fãs nos últimos anos.
Um dos principais é a franquia “Monument Valley”, que conta com duas entradas. Ambas apresentam uma tradicional jornada do herói em que o jogador controla personagens que precisam superar diversos desafios. Além da direção de arte maravilhosa e inesquecível, outro ponto que diferencia a série dos concorrentes é sua mecânica.
Além de controlar os personagens e por onde eles se movimentam, o entusiasta também precisa rotacionar o próprio cenário para completar os diversos quebra-cabeças que aparecem, o que proporciona situações únicas e deslumbrantes.
Por exemplo, é possível desde girar uma peça para que um lago se encha de água e um dispositivo funcione até modificar toda a gravidade de um templo há muito esquecido para conseguir andar pelo que era a parede e alcançar uma torre de difícil acesso.
Além de “Monument Valley”, outro título de sucesso dos fãs de puzzles é “Inked”. Lançado há relativamente pouco tempo, o game vê o jogador no papel de um samurai sem nome que viaja por um mundo totalmente desenhado à mão.
A direção de arte é um espetáculo e os quebra-cabeças também envolvem manipular o mundo ao redor do personagem. Entretanto, em vez de movimentar o cenário, o jogador pode apagar e redesenhar tudo ao seu redor, o que permite um nível de liberdade incrível e uma solução pouco ortodoxa para os diversos desafios que aparecem.
Somando tudo isso a uma trilha sonora emocional, uma história comovente e um mundo belo e envolvente, “Inked” é a escolha certa para quem procura uma aventura inesperada.
Mirella Bittencourt