Esporte
5ª Corrida do TRT/AL promove conscientização sobre Trabalho Seguro e Trabalho Infantil
24/09/2019

A 5ª Corrida TRT/AL Trabalho Seguro e a 2ª Corridinha TRT/AL de Combate ao Trabalho Infantil movimentaram a Orla do Jaraguá no último sábado (21.09). Com largada no Memorial à República, mais de 1400 atletas participaram do evento nas provas de 5 e 10 quilômetros, caminhada e kids. Ao fim do percurso, os participantes receberam medalhas e os melhores colocados de cada categoria ganharam troféus. Diversas atrações animaram o percurso.
A programação iniciou com o aquecimento e aula de dança, que preparou os atletas para o desafio. Logo após, foi a vez dos pequenos da prova kids entrarem na pista para mostrar que o esporte, além de ser uma prática saudável, pode ser motivo de diversão. Cerca de 115 crianças de 02 a 13 anos participaram da corrida, com destaque especial para as 25 crianças atendidas pelo Programa Integração AABB Comunidade. O projeto de inclusão social tem como objetivo promover atividades socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A participação deles foi articulada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat), do qual o regional trabalhista faz parte.
Em seguida, foi a vez dos adultos suarem a camisa. Antes da largada, o desembargador do Trabalho João Leite de Arruda Alencar enfatizou a importância do ambiente de trabalho seguro e da luta contra a exploração da mão de obra infantil. “A Justiça do Trabalho promove esse evento para reforçar a importância do trabalho seguro. Ele salva vidas, nunca esqueçam disso. E também que não podemos admitir em hipótese alguma o trabalho infantil", disse.
Ao longo do percurso, várias atrações motivavam os atletas. Orquestra filarmônica Carlos Gomes de Marechal Deodoro, cover do cantor Roberto Carlos, super-heróis, banda de frevo, túnel humano ao som do Maracatu do Baque Alagoano e bumba meu boi garantiram a animação do percurso que compreendeu boa parte da Avenida da Paz.
Nos 5km masculino, o vencedor foi Hosiel Manoel Santos Santiago com o tempo líquido de 17 minutos e 45 segundos. Enoque Freitas (19min34s) e Anderson Carvalho (19min38s) ficaram na segunda e terceira colocação. Completaram o pódio José Cícero Bezerra (20min01) e Guthierrez da Silva Diniz (21min26seg).
No feminino, quem chegou primeiro foi a atleta Maria Aparecida França Araújo, que completou o percurso em 22 minutos e 26 segundos. Tatyana Sales (22min27s) e Aline Neves (22min38s) ficaram na segunda e na terceira colocação, respectivamente, e Nina Laura Lima Ferreira (24min13s) e Karla Danielly da Silva Souza (24min46s), com o 4º e 5º lugares.
Na categoria 10km masculino, o grande vencedor foi Clebson Joao da Silva com o tempo de 35 minutos. Logo após, vieram Cicero Carlos Almeida da Silva, no segundo lugar com 35min56s; e Paulo Jorge Medeiros, na terceira colocação com 36min02s. A quinta colocação ficou com Ademilson Oliveira (36min43s) e a quinta, com Antonio Teodoro (37min03s).
No feminino, a campeã foi a atleta Núbia Rafaela da Silva, que concluiu o percurso em 45min55s. Simone de Souza Silva (46min22s) ficou em segundo e Adriana Alexandre dos Santos (47min20s) em terceiro. Erika Paixão (48min18s) foi a quarta colocada e Heliane da Silva Gomes (48min56s), a quinta colocada.
Também houve premiação por faixa etária nos 10km. Clique para conferir todos os resultados (https://contime.com.br/ resultados/5a-corrida-e- caminhada-do-trt-al/)
Os servidores do TRT/AL competiram em categoria especial. No masculino, o troféu de campeão foi, mais uma vez, para o servidor Paulo Moraes, que percorreu o trajeto em 20 minutos e 51 segundos. Ele foi seguido pelo xará Paulo Gomes de Mello Júnior (2º lugar – 22min51s) e por Luiz Timóteo Antônio Oliveira(3º lugar – 24min44s). No feminino, o troféu principal foi para Denise Sampaio que terminou a prova com o tempo de 26min01s. Isabela Patrícia dos Santos (26min35s) ficou em segundo e Márcia Leite (30min01s) em terceiro.
Já nos 10km masculino, o campeão masculino foi Marcos Apolônio da Silva, com o tempo de 48 minutos e 29 segundos. Na segunda colocação ficou o servidor Renée Correia, com o tempo de 59min13s. E no feminino, o primeiro lugar ficou com a servidora Simone Moura e Mendes que completou a prova em 55 minutos e 55segundos. Ela foi seguida por Renata Simplício (56min27s) e por Isabelle Omena (01h16min56s).
CONSCIENTIZAÇÃO - O evento, além de proporcionar um momento de congraçamento familiar, inclusão e incentivo à prática de atividade física, chamou atenção para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e sobre os riscos e prejuízos do trabalho infantil. A prova foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) e pela Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Asstra 19), com apoio do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O evento contou com parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), Banco do Brasil/Governo Federal, Programa de Assistência à Saúde do TRT 19 (ProTRT 19), Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb-MAC), Asa Branca Distribuidora, Usina Coruripe, Solara, Usina Santo Antonio, Ao Pharmaceutico e Bauducco e Rustik.
Ascom TRT/AL
Últimas notícias
1