Esporte
Secretaria de Educação da Barra de São Miguel aposta na prática esportiva

Estudos mostram que a prática de atividade física está diretamente ligada à inteligência. Isso porque movimentar o corpo leva o cérebro a trabalhar melhor. Os exercícios físicos, incluindo esportes, também podem contribuir com o rendimento escolar das crianças. De olho em garantir mais qualidade de vida para as crianças, a Secretaria Municipal de Educação da Barra de São Miguel oferece vários esportes, inclusive algumas modalidades pouco comuns na rede pública de ensino, a exemplo de tênis e balé.
Pesquisa realizada na Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, aumentam as chances de obter boas notas na escola. Os pesquisadores analisaram 725 estudantes do quinto e do sétimo ano. Os jovens que mantiveram a atividade física também continuaram com notas altas. Já quem deixou de praticar esporte ou qualquer outro exercício, teve queda no desempenho escolar. Os benefícios das práticas esportivas vão além. Contribui com a saúde, com o condicionamento físico, com o bom humor e melhora a qualidade do sono e as crianças gastam energia.
Desde 2014, o sonho de várias crianças em fazer balé se concretizou para alunos da Barra de São Miguel. No início do ano passado, a Prefeitura Municipal da Barra conseguiu implantar o balé no povoado da Palateia, com a participação de cerca de 30 crianças. No dia 21 de março, as alunas da Palateia dançaram o Balé das Águas e encantaram os participantes da abertura do Festival das Águas, na Vila Niquim. As aulas acontecem às sextas (manhã e tarde) e aos sábados. A secretária municipal de Educação, Neuza Calheiros, afirmou que, no final do ano passado, conseguiu garantir os trajes das meninas. “As pessoas precisam ver o que o balé faz de bom na vida dessas crianças”, comentou.
Além do balé, os alunos da Barra podem praticar futebol de campo e de salão masculino e feminino, tênis, xadrez, voleibol, atletismo, judô, Jiu-jítsu. Vários alunos já receberam medalhas em diversos campeonatos. Uma das vencedoras é Ivia Patriota, medalhistas de bronze no xadrez, no circuito Alagoano sub 14. “Temos ciência da importância da pratica esportiva para nossas crianças e os resultados apontam que contribui para o desempenho no aprendizado”, afirmou Neuza.
Fonte: Ascom Barra de São Miguel