Esporte
Prefeito Rui Palmeira participa da abertura do Beach Games em Maceió

Segundo Rui, sediar um evento esportivo deste porte mostra que a cidade está preparada para outras competições. “Mais um evento esportivo importante sendo realizado na cidade. Maceió está se tornando a capital dos esportes. Este ano teremos um grande evento, pela primeira vez, na capital, o Ironman. Agora, recebemos os Beach Games com atletas de várias partes do mundo e que, além de jogar, vão curtir Maceió”, disse o prefeito.
Durante a disputa, os atletas competem em quatro modalidades: beach handbol (handebol de praia), beach soccer, vôlei de praia e beach tennis (tênis de praia).
Para promover o destino Maceió e todos os atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a cidade oferece, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) divulgou para várias federações universitárias internacionais o vídeo “Experimente Maceió”, que faz parte do programa de marketing que Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) tem feito para alavancar o turismo na capital. Algumas federações, como da Alemanha, chegaram até a divulgar o material em suas redes sociais.
O secretário municipal de Esportes, Daniel Mello, reforçou a importância do evento para a cidade. “Temos uma grande estrutura na cidade, perfeita para jogos na areia. Sem dúvidas este evento vai consolidar Maceió como um destino turístico e de grandes eventos esportivos”, afirmou o gestor.
A Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia foi criada em 2011 pela CBDU e vem realizando suas competições anualmente desde então. O sucesso do evento foi grande, tanto é que, em 2015, ele teve sua primeira edição internacional, que foi realizada em Aracaju.
“O Beach Games é genuinamente brasileiro e nascido em Maceió. Depois de algumas edições nacionais, ele se tornou internacional. Trazer jogos universitários para cá é uma possibilidade não só de trazer o atleta, mas estudantes que são formadores de opinião. Maceió é um destino maravilhoso, um dos mais procurados do Brasil e esses atletas de ponta são consumidores. Tenho a certeza de que voltaram e levarão uma imagem extremamente positiva da cidade”, explicou Luciano Cabral, presidente da CBDU.
Segundo Cabral, a escolha de Maceió para a realização do evento se deu pela boa estrutura da cidade para sediar os jogos, além do grande potencial de divulgação da competição pelo mundo, graças à beleza da orla da capital alagoana.
Nesta segunda edição do International University Beach Games, o Brasil será representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e São Paulo que foram vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016 em Aracaju.
O evento é uma realização da CBDU), Fisu America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), e conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Onza, que produz uniformes esportivos, e da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Secom Maceió