Esporte

Passeio Ciclístico comemora Dia Mundial Sem Carro

26/09/2016
Passeio Ciclístico comemora Dia Mundial Sem Carro

Na manhã deste domingo (25), uma grande pedalada movimentou duas das principais e mais movimentadas avenidas de Maceió. Um passeio ciclístico marcou as comemoração do Dia Mundial Sem Carro. Os ciclistas percorreram as avenidas Durval Góes Monteiro e Fernandes Lima, em direção à Praça do Centenário.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Associação Alagoana de Ciclismo (AAC,) contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e o Serviço Social do Comércio (SESC).

Para o secretário adjunto da Semel Lailson Ferreira Gomes, é importante refletir sobre o uso do automóvel e o que ele provoca. “Precisamos nos instruir e começar a pensar na poluição de nossa cidade. Estamos apoiando este grande evento, com o objetivo de conscientizar toda a população sobre o uso da bicicleta, que além de contribuir com o meio ambiente, faz com que cuidemos da nossa saúde praticando atividade física”, disse Lailson Gomes.

Na chegada à Praça do Centenário, os participantes, visitantes e todos que prestigiaram o evento, foram recebidos por um sistema de apoio e uma recepção diferenciada com: picolé, água, pipoca, algodão doce, atividades recreativas, espaço kids e uma oficina artesanal. Os ciclistas participaram de um sorteio de brindes e orientações de saúde.

Em uma manhã de domingo diferente e com muita diversão, famílias se reuniram e prestigiaram o dia de lazer. “É importante colaborar e deixar o carro em casa. Eu e minha família abraçamos este projeto e somos incentivadores de um mundo mais saudável, afinal, esporte é vida”, frisou a ciclista, Manoela Lisboa.

Cerca de 300 ciclistas e 30 patinadores participaram do evento. Pessoas de todas as idades aceitaram o desafio, cada um com sua bicicleta ou seu par de patins. Para o patinador Taiguara Carvalho, unir as duas modalidades é uma forma de promover a socialização. “É muito legal participar deste evento.Estamos unidos buscando a conscientização das pessoas e ao mesmo tempo cuidando do nosso corpo. Troquem seus carros por meios de transportes alternativos, nossa saúde agradece”, alertou o patinador.

Fonte: Ana Flávia Machado/ Ascom Semel