Esporte
Dado primeiro passo para que o CSA seja Patrimônio Cultural Alagoano
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24), requerimento de autoria do vereador Silvio Camelo (PV), solicitando que o Centro Sportivo Alagoano (CSA) seja reconhecido como patrimônio cultural de Alagoas. Votado em discussão única, a iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.
Para o propositor do requerimento, com isso, a presidência da Câmara enviará ofício ao governador do Estado, Renan Filho (PMDB), para que um processo seja aberto junto à Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. “O Poder Legislativo da capital fez a sua parte aprovando o reconhecimento. O CSA passará a ter o registro de Bem de Natureza Imaterial a constituir como Patrimônio Cultural Alagoano. Conceder o registro se justifica devido à notoriedade do clube junto à sociedade alagoana, ao longo dos 103 anos de existência. “Quero agradecer como parlamentar e como torcedor em nome de toda a nação azulina a aprovação do requerimento”, disse o parlamentar.
O registro é uma espécie de tombamento, um reconhecimento do valor histórico do clube, uma medida, segundo o vereador, de preservar a história do CSA, proporcionando a produção de material sobre isso. Além do requerimento, a Câmara aprovou ainda, em segunda discussão, de projeto de lei de autoria da vereadora Heloísa Helena (Rede) que declara como entidade de utilidade pública a Associação Hemerson Casado Gama.
Outra aprovação, porém, em primeira discussão, foi do projeto de lei que dispõe sobre medidas administrativas e penalidades impostas a aqueles que participam da exploração do trabalho infantil no município de Maceió. O PL é de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP). Também em primeira discussão foi aprovado, projeto de lei de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), denominando de Conjunto Miguel Correia de Oliveira, o conjunto Mutirão, localizado na Chã de Jaqueira.
Os parlamentares municipais aprovaram ainda indicações e requerimentos, solicitando melhorias na infraestrutura de diversos bairros da capital.
Fonte: Ascom Câmara de Maceió