Esporte
Servidor público melhora qualidade de vida com pedaladas
13/06/2016

Profissional competente, pai de família dedicado e, nas horas livres, um atleta disciplinado. São algumas das qualidades do servidor penitenciário Clemilton Monteiro. Ele teve a ideia de transformar o que parecia uma alternativa de transporte em um estilo de vida, que hoje rende grandes desafios, boas histórias para contar e bem-estar físico e mental.
Trabalhando como chefe de arquivo da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Clemilton tem como missão gerenciar a área de arquivo e organização das contas referente à manutenção daquele setor. O servidor é tido como um exemplo de superação entre seus colegas de trabalho, mostrando que nunca é tarde para se exercitar.
A transformação em atleta começou depois dos quarenta anos, quando resolveu utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho: cerca de quatro quilômetros. Foi neste momento que percebeu que a alternativa de transporte tinha virado uma paixão. “Hoje me sinto com mais energia e disposição, além de eliminar o estresse do dia a dia com a minha paixão pelas pedaladas”, conta.
A paixão pelo esporte fez com que o atleta se superasse cada dia mais, buscando sempre novos voos, ou melhor, novas pedaladas. Clemilton chegou até a participar de competições de alto nível, como o Desafio Internacional de Ciclismo. Mas, para ele, o principal desafio sempre foi superar os seus próprios limites.
Pedalar por longas distâncias faz parte da rotina do servidor da Seris. Em apenas um dia, chegou a percorrer mais de 200 km entre municípios alagoanos. Porém, para conseguir manter o condicionamento físico, se faz necessário bastante disciplina. Clemilton treina todos os dias. Além das pedaladas entre sua casa e o trabalho, ainda existem os treinos nos fins de semana, entre Maceió e a Barra de São Miguel.
O novo desafio do ciclista já tem data marcada: 9 de julho de 2016, quando irá percorrer o litoral alagoano. O trajeto começará no município de Piaçabuçu-AL até São José da Coroa Grande-PE. Para conseguir realizar a meta, Clemilton está buscando patrocínio.
O exemplo do servidor mostra que nunca é tarde para promover a saúde e o bem-estar por meio de uma atividade física. “Não há limites que não possam ser ultrapassados quando se tem foco e determinação na busca pelos seus objetivos”, finaliza.
Fonte: Janaina Marques/Ascom Seris
Últimas notícias
1