Esporte
Bradesco Seguros traz à Maceió Museu Itinerante sobre as Olimpíadas

Atendendo ao convite da Bradesco Seguros, a diretoria do Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas visitou nesta quinta-feira (19) o Museu Itinerante Se Prepara Brasil, que chegou em Maceió na sua rota por 45 cidades brasileiras para divulgar os Jogos Olímpicos Rio 2016. Adaptado em um contêiner está um acervo fantástico, com fotos, vídeos e uma área interativa, composta por tablets e totens, nos quais é possível reviver a história do maior evento esportivo do mundo. O caminhão está na Praça Multieventos, na Pajuçara, com visitação das 11h às 20h. A expectativa é que 1500 pessoas passem pelo local até a sexta-feira (20). A entrada é gratuita.
Segundo a superintendente Comercial Maceió da Bradesco Seguros, Silvana Magalhães, são duas carretas com roteiros distintos percorrendo o país e com mais de 100 peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Em Maceió, estão expostos o quimono utilizado pela judoca Sarah Menezes em Londres 2012 e a camisa do jogador de vôlei Giba, usada em Atenas 2004. “A Bradesco Seguros sempre está preocupada em alinhar qualidade de vida com saúde e a prática esportiva”, adiantou.
“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é a chance para quem não puder ir ao Rio de Janeiro conhecer um pouco mais do maior evento esportivo do mundo”, detalhou, enquanto recepcionava os diretores do Sincor/AL, bem como crianças que estão encantadas com algumas peças do museu. “É nosso papel colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo brasileiro”, contou.
Ao lado de mascotes de várias edições dos jogos, ela explicou que o museu itinerante está equipado para atender as pessoas que precisem de algum tipo de acessibilidade. Também estão expostas sapatilhas fabricadas especificamente para a competição de atletismo no início do século passado e duas tochas olímpicas originais usadas em Moscou 1980 e Pequim 2008. “Queremos com essas carretas levar o espírito olímpico às cinco regiões do país”, acrescentou a superintendente Silvana Magalhães.
Para o presidente do Sincor/AL, Edmilson Ribeiro, os Jogos Olímpicos tem tudo para deixar um legado de conhecimento e prática esportiva que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país. “Este é um momento oportuno para repensar o esporte brasileiro”, afirmou. Ele agradeceu ao convite recebido pela diretoria e destacou que a Bradesco Seguros acertou na iniciativa. “A tendência mundial é procurar viver bem e viver mais. Praticar esporte é fundamental e essa iniciativa incentiva a prática de outros esportes, já que o Brasil já é o país do futebol”, analisou.
TEM MAIS
Dentre os objetos, estão as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo.
Juntos os dois caminhões percorrerão cerca de 30 mil quilômetros. Os trajetos se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha. De Maceió o Museu Itinerante segue para Recife (PE).
Gratta Assessoria