Esporte

Karatê desenvolve e disciplina crianças do Lar São Domingos

30/03/2016
Karatê desenvolve e disciplina crianças do Lar São Domingos

Um trabalho desenvolvido desde 2012, as aulas de Karatê no Lar São Domingos ganham adeptos a cada ano. Atualmente, o professor Manoel Alves tem mais de 60 alunos praticando esta arte marcial, que, entre outras coisas, desenvolve o caráter e trabalha o autocontrole e a disciplina. Fisicamente, os benefícios do esporte podem ser vistos especialmente na postura, mobilidade, flexibilidade e respiração.

Foram esses benefícios, aliás, que serviram de argumento ao nutricionista Marcelo Alves quando propôs a implantação dessa arte marcial, conhecida como “Arte das Mãos Vazias”, na instituição. Praticante da luta há muitos anos, o profissional viu esses benefícios modificarem o próprio comportamento, tímido e arredio, ao longo dos anos.

Segundo o professor, a melhora no comportamento das crianças é flagrante. “Além de observar o desenvolvimento dos meus alunos, eu sempre pergunto aos educadores sobre eles. E as respostas têm sido sempre positivas no que se refere à mudança de comportamento”, afirma Manoel Alves. E ressalta: “Nós formamos verdadeiros cidadãos, conscientes dos seus direitos e dos seus deveres. Quem passa pelo Karatê jamais será o mesmo”.

Com duas aulas por semana, e duração de uma hora e meia, as crianças do Lar São Domingos recebem semanalmente, além do treinamento físico, orientações do professor sobre o comportamento com os outros e no meio social em que vivem.

“Nós orientamos eles a não lutar fora dos treinos, lembrando que a sua força e o seu condicionamento é superior aos colegas, logo, seria uma luta desleal. A disciplina é de grande importância na arte marcial”, conclui o professor.