Esporte

Campanha TôNaPAZ ganha corpo e deve chegar ao Estádio Rei Pelé em abril

17/03/2016
Campanha TôNaPAZ ganha corpo e deve chegar ao Estádio Rei Pelé em abril
 

Em nova reunião realizada na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a Promotoria de Justiça do Torcedor deu continuidade aos preparativos para colocar a campanha “Torcidas Organizadas na Paz”, a TôNaPAZ, nos estádios de futebol de Maceió. Representantes da Organização Não-Governamental MovPaz, da Federação Alagoana de Futebol, do CSA e das torcidas Mancha Azul e Comando Alvirrubro compareceram ao encontro desta quinta-feira (17).

Quem também se fez presente no debate sobre a organização da campanha foi o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que lamentou o fato das famílias não poderem mais acompanhar as partidas de futebol, como ocorria antigamente, em virtude da violência de torcedores dentro e fora do estádio. “É fundamental resgatar a paz nas arenas de futebol, por isso o Ministério Público Estadual, representado pela Promotoria de Justiça do Torcedor, vai sim combater a violência e fortalecer uma cultura de paz junto às torcidas organizadas”, destacou o chefe do MPE/AL.

Elogiada pelo procurador-geral de Justiça, a Promotoria de Justiça afinou os detalhes do TônaPaz, que deve se materializar em abril, quando ocorrerá uma nova partida entre CRB e CSA no Estádio Rei Pelé, na segunda fase do Campeonato Alagoano. “Trata-se de um trabalho que será desenvolvido a curto, médio e longo prazo. Precisamos que as torcidas voltem a abrilhantar o espetáculo, não denegri-lo como vem ocorrendo. Todos ganham com a cultura da paz, inclusive as próprias torcidas organizadas”, destacou a promotora de Justiça Sandra Malta, que deve anunciar em breve novos apoiadores à campanha.

TôNaPAZ

Em busca de uma cultura de pacificação entre os torcedores de futebol, o Ministério Público do Estado de Alagoas, representada pela promotora de Justiça titular do Juizado de Torcedor da Capital, Sandra Malta Prata, lançou, na semana passada, a campanha “Torcidas Organizadas na Paz”, o TôNaPAZ.

De acordo com a promotora de Justiça, a campanha será voltada para os integrantes das principais torcidas organizadas de Maceió, com atividades educativas e culturais, a exemplo da oficina de teatro, com o ator e diretor cênico Licurgo Spinola. Segundo ela, o encontro de hoje foi apenas o primeiro de uma série que tem como objetivo promover uma atividade contínua e efetiva para garantir a tranquilidade dos torcedores.

“Queremos desenvolver junto a Comando Alvirrubro e Mancha Azul um trabalho de prevenção e combate à violência nos eventos esportivos. São as torcidas que dão brilho ao espetáculo. Este acaba prejudicado quando ocorre algum conflito entre elas, dentro ou fora da arena, refletindo inevitavelmente nos demais torcedores e, num campo mais amplo, na sociedade em geral”, explica a promotora, que destaca a importância da população abraçar a ideia.

Um dos entusiastas da campanha, o ator Licurgo Spinola lembra que todos ganham com a cultura de paz nos estádios. “Os líderes das torcidas organizadas também são pais. Quem deles gostaria de levar o filho para uma partida e vê-lo correndo algum risco? Como a criança vai crescer em meio à tanta violência? Temos que trazer uma sensação de conforto para esses jovens, despertando neles alegrias e risadas, não medo”, disse.