Política
Lenilda Luna declara apoio ao Dia Nacional de Paralisação dos Estudantes Universitários pelo orçamento da Educação
A candidata ao Governo de Alagoas, Lenilda Luna, esteve na Universidade Federal de Alagoas e declarou publicamente seu total apoio às mobilizações dos estudantes universitários e ao Dia Nacional de Paralisação em Defesa do Orçamento, convocado pelo Movimento Correnteza para este dia 23 de setembro.
A manifestação nacional denuncia os sucessivos cortes e bloqueios orçamentários que afetam o funcionamento das universidades públicas no país, precarizando a infraestrutura e a permanência estudantil. Entre as principais pautas e objetivos do movimento expostos nos panfletos e materiais do Movimento Correnteza, destacam-se o fim dos cortes e bloqueios no orçamento e a destinação de 10% do PIB para a Educação.
Lenilda Luna afirmou a importância da garantia de assistência e permanência estudantil, com ampliação e melhoria de bolsas, auxílios, moradia estudantil e restaurantes universitários para atender a todos os estudantes. “Essa é uma luta de toda a sociedade, que nós, candidaturas populares, estamos aqui para apoiar, para que os estudantes possam entrar e permanecer nas universidades públicas”, ressaltou a candidata.
Outra questão que a candidata dialogou com os estudantes foi sobre a necessidade de reforma e manutenção de prédios, melhoria das condições das salas de aula e estruturação de laboratórios. “Os governos estaduais devem apoiar a pressão dos estudantes sobre o Governo Federal e o Congresso Nacional para garantir recursos públicos à educação, priorizando as demandas da população em detrimento do pagamento da dívida e de isenções fiscais”, afirmou Lenilda.
Lenilda Luna é servidora da Universidade Federal de Alagoas e, como candidata ao Governo de Alagoas, reforça que a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade é uma pauta central e inegociável para o futuro de Alagoas e do Brasil, destacando que os estudantes e trabalhadores não devem pagar a conta do arrocho fiscal e da falta de recursos públicos.
Ascom Lenilda Luna