Política
Câmara aprova reajuste de servidores e projetos em benefício de professores e fiscais de trânsito
A Câmara Municipal de Maceió aprovou nesta quinta-feira (11) o reajuste do salário dos servidores efetivos do Município, e mais dois projetos, que beneficiam os fiscais de transporte e os profissionais da Educação.
O reajuste aprovado foi de 6%, a ser implementado em três etapas. Serão concedidos 2% em julho, 2% em setembro e mais 2% em novembro, sendo os efeitos financeiros retroativos ao mês da data-base da categoria, que é maio.
O outro projeto aprovado pelos vereadores foi a criação do serviço indenizado de adesão voluntária para os fiscais de transporte do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que permitirá ganhos extras aos trabalhadores, além de reforçar a fiscalização do serviço em Maceió.
E por último, foram aprovadas alterações no Plano de Carreira e Remuneração do Magistério e no Estatuto do Magistério, ambos no âmbito do serviço público municipal, com a finalidade de reorganizar as jornadas de trabalho dos profissionais da Educação e adequá-las às novas demandas. Uma das novidades é a criação da jornada de 30 horas semanais.
Os projetos tiveram relatoria especial dos vereadores Marcelo Palmeira, Cal Moreira e Jônatas Omena, e foram aprovados em primeira e segunda discussão. Agora seguem para sanção ou veto do Poder Executivo.
Para o presidente da Casa, Chico Filho, o reajuste do Município de Maceió representa um ganho em um momento econômico difícil do país. Ele também destacou o reconhecimento feito aos fiscais de transporte.
“O Município consegue dar um reajuste acima da média do que vem sendo dado nos poderes. Parabenizo a todos que participaram desse processo, no Executivo, por meio da Semge, e principalmente aos servidores, que participaram da mesa de negociação e chegaram a um entendimento”, declarou.
O vereador Cal Moreira reforçou o suporte que os fiscais dão ao transporte público, enquanto a vereadora Teca Nelma destacou o protagonismo dos servidores nas negociações. O vereador Allan Pierre parabenizou pela construção conjunta dos textos, e os vereadores Tácio Melo, David do Emprego e Jônatas Omena também comemoraram as aprovações.
Dicom CMM