Política

Jornal Atricon: a voz dos Tribunais de Contas do Brasil informação, transparência e cidadania em rede nacional

10/06/2026
Jornal Atricon: a voz dos Tribunais de Contas do Brasil informação, transparência e cidadania em rede nacional

Produzido e editado pela TV Cidadã Alagoas (canal 35.2 aberto), o Jornal Atricon consolida-se como um dos principais espaços de divulgação das ações dos Tribunais de Contas do Brasil. Há mais de um ano no ar, o telejornal leva aos brasileiros informações sobre fiscalização, controle externo, auditorias e orientações voltadas à correta aplicação dos recursos públicos.


Exibido nacionalmente pela TV Justiça, em Brasília, todos os sábados às 13h30, o programa também é retransmitido pela TV Cidadã Alagoas, em Maceió, e pela Masper TV, no Rio Grande do Sul, ampliando seu alcance e fortalecendo o compromisso com a informação de interesse público.

Com apresentação da jornalista Bárbara Tenório, edição de imagens de Fábio Novaes e coordenação editorial do jornalista Valtenor Leoncio, o Jornal Atricon conta com a colaboração das assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o país.

Segundo Valtenor Leoncio, a proposta é aproximar o cidadão do trabalho realizado pelos órgãos de controle:

"A orientação é que as matérias sejam produzidas em linguagem simples e acessível, permitindo que a população compreenda a importância da fiscalização e do acompanhamento dos gastos públicos."

O programa destaca ações de combate ao desperdício, iniciativas de transparência, boas práticas de gestão e decisões que impactam diretamente a vida dos brasileiros, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da gestão responsável dos recursos públicos.

Ascom TRE/AL