Política
Vereadores debatem Plano Diretor, valorização da arbitragem de futebol e mobilidade urbana
A sessão ordinária desta quinta-feira (12) colocou diversos temas em debate na Câmara Municipal de Maceió. O Plano Diretor da capital, a profissionalização dos árbitros de futebol e a retomada da circulação do VLT nos bairros do Mutange e Bebedouro foram destaques nas falas dos vereadores.
O vereador Allan Pierre defendeu a realização de audiência pública para discutir detalhes do Plano Diretor, especialmente em relação ao Litoral Norte. Ele propôs que a sessão seja realizada após o Carnaval, com a participação de moradores, associações, entidades da construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais e o Ministério Público.
Ele destacou entre os pontos de maior atenção a questão ambiental, a mobilidade urbana e a resolução dos entraves que têm motivado processos judiciais para a liberação de empreendimentos na região. “Essa audiência tem caráter de urgência. Nós estamos falando do futuro dessa cidade. Hoje falamos que é um prédio, dois prédios, mas daqui a pouco estaremos com todo o litoral comprometido”, alertou.
Outro assunto abordado foi a profissionalização dos árbitros de futebol na capital. O vereador Charles Hebert disse que protocolou como seu primeiro projeto de lei uma iniciativa que obriga a destinação de 1% da arrecadação dos jogos profissionais para a qualificação dos árbitros. A medida segue uma iniciativa da CBF, que tem valorizado a arbitragem em todo o Brasil.
Também se pronunciou o vereador David do Emprego. Ele lembrou que a previsão para retomada das atividades do VLT nos bairros Bebedouro e Mutange é para 2027, após a finalização das obras de requalificação do espaço, por conta do afundamento de solo. Com isso, ele defende a reabertura da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro para o trânsito de automóveis, para desafogar a Fernandes Lima e outras vias principais.
A sessão foi concluída com a aprovação da Comenda Frei Damião para o Monsenhor Pedro Teixeira, escritor, ex-secretário de Educação do Município, fundador do curso de filosofia da Ufal e um dos maiores estudiosos da vida de Santa Terezinha do Menino Jesus no Brasil. O autor da homenagem, vereador Jônatas Omena, lembrou que o monsenhor está prestes a completar 90 anos, dos quais 66 foram dedicados ao sacerdócio.
Dicom CMM