Política
Trabalho de Arthur Lira soma mais de 3 mil moradias populares entregues em Maceió nos últimos dois anos
O trabalho político e a articulação institucional do deputado federal Arthur Lira (PP) estão diretamente associados à entrega de 3.113 moradias populares em Maceió, apenas nos últimos dois anos. A atuação foi construída ao lado de seu pai, o ex-senador Benedito de Lira (PP), falecido no início de 2025, e resultou na mobilização de investimentos decisivos para a política habitacional da capital. Desse esforço surgiram os maiores empreendimentos populares entregues recentemente no município: o Residencial Parque da Lagoa, na Orla Lagunar; e os residenciais Pedro Teixeira I, Pedro Teixeira II e Diana Simon, no bairro da Santa Amélia.
Juntos, os projetos configuram um dos ciclos mais relevantes de moradia popular já realizados em Maceió. “Habitação sempre foi um compromisso de vida meu e do meu pai: trabalhar para que a classe trabalhadora tenha um teto, dignidade e segurança”, afirmou Arthur Lira. “O que foi feito em Maceió, sempre em parceria com o prefeito JHC e sua equipe, é motivo de muita alegria para nós e é parte de uma história construída em toda Alagoas”, completou o deputado. Os empreendimentos foram executados pela Prefeitura de Maceió, com recursos articulados por Arthur e Benedito de Lira, em parceria com o Governo Federal e com financiamento da Caixa Econômica Federal.
Com 1.776 apartamentos, o Residencial Parque da Lagoa foi implantado em uma área historicamente marcada por elevada vulnerabilidade econômica e social. O empreendimento substituiu barracos e habitações precárias por apartamentos com infraestrutura urbana adequada. A intervenção permitiu a retirada de uma extensa mancha de pobreza da região da Orla Lagunar. Além da garantia da moradia digna, houve requalificação urbana, social e ambiental do território. O projeto redefiniu a paisagem e a perspectiva de vida de milhares de famílias.

Na parte alta da capital, os residenciais Pedro Teixeira I, Pedro Teixeira II e Diana Simon, localizados no bairro da Santa Amélia, também foram destinados exclusivamente à população de baixa renda. São, ao todo, 1.337 unidades que atenderam famílias em situação de insegurança habitacional. Muitos beneficiários dependiam de aluguel social ou residiam em áreas de risco. A entrega ampliou o acesso à casa própria em uma das regiões mais populosas de Maceió. O conjunto dessas ações fortalece de forma consistente a política habitacional do município.
Para Arthur Lira, as 3.113 moradias entregues em Maceió nos últimos dois anos representam apenas um recorte de uma atuação mais ampla em Alagoas. Isto porque ao longo de décadas, ele e Benedito de Lira participaram da articulação que resultou na entrega de mais de 55 mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, em todo o estado. Nove em cada dez moradias populares entregues em Alagoas carregam a marca direta desse trabalho político realizado em Brasília por Arthur e Benedito.

As 3.113 unidades habitacionais entregues recentemente contribuíram de forma objetiva para a redução do déficit habitacional da capital. As moradias foram destinadas exclusivamente a famílias de baixa renda. Trata-se de uma das maiores entregas concentradas de habitação popular já realizadas em Maceió. Os apartamentos do Parque da Lagoa e dos residenciais Pedro Teixeira I, Pedro Teixeira II e Diana Simon possuem estrutura completa de moradia, com quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Todas as unidades contam com piso cerâmico, instalações elétricas e hidráulicas regulares, além de acesso à rede de água e esgotamento sanitário.
Ascom Arthur Lira