Política
Paulo Dantas assume Consórcio Nordeste e apresenta três eixos para novo ciclo de desenvolvimento
Severino Carvalho
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, assumiu, na tarde desta quinta-feira (5), a presidência do Consórcio Nordeste. A posse antecedeu a 1ª Assembleia Geral Ordinária dos Governadores e Governadoras do Nordeste em 2026, no Hotel Jatiúca, em Maceió.
Em seu discurso, Paulo Dantas apresentou uma agenda estruturada em três grandes eixos: desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico com ampliação do crédito e desenvolvimento territorial, sob o foco do futuro sustentável.
Ele destacou que a cooperação entre os nove estados da região será o principal instrumento para transformar potencial em resultados concretos para a população nordestina.
-3.jpg)
“Assumo esta função com responsabilidade e profundo respeito pela trajetória coletiva que nos trouxe até aqui. O Consórcio Nordeste será um espaço estratégico para integrar esforços, compartilhar boas práticas e fortalecer essa agenda regionalmente”, assegurou.
O ato solene contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do senador Renan Calheiros, dos governadores nordestinos, além de outras autoridades federais e estaduais.
Paulo Dantas foi eleito por unanimidade para a presidência do Consórcio Nordeste em dezembro do ano passado. Ele substitui o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Paulo Dantas reconheceu o trabalho do seu antececessor.
“Sua liderança aprofundou uma agenda propositiva, técnica e orientada a resultados”, destacou, ao se referir a Fonteles. Como exemplo, citou a Chamada Nordeste, que aprovou 189 projetos e mobilizou R$ 113 bilhões em investimentos.
Eixos
-18.jpg)
No primeiro eixo apresentado, Paulo Dantas colocou o desenvolvimento humano como alicerce de qualquer projeto sustentável.
“Não existe desenvolvimento verdadeiro sem investimento contínuo em educação, saúde e proteção da vida. Quando o Estado cuida das pessoas, constrói as condições reais para o progresso econômico e social”, defendeu.
No segundo eixo, voltado ao desenvolvimento econômico, Paulo Dantas destacou o papel estratégico do crédito.
“O crédito não é benesse. É estratégia de crescimento e produtividade”, afirmou, ao defender a ampliação do financiamento para a indústria, inovação e geração de empregos.
No terceiro eixo, Paulo Dantas afirmou que o Nordeste já ocupa posição estratégica na agenda ambiental global. Ele defendeu investimentos em infraestrutura logística e energética como base desse novo ciclo.
“Estradas melhores, portos ampliados, energia e conectividade formam a base material desse desenvolvimento”, declarou, citando a Ferrovia Transnordestina e a Ferrovia de Integração Oeste–Leste como projetos estruturantes.
Ao encerrar seu discurso, Dantas afirmou que sua presidência é um convite à união entre governos estaduais, equipes técnicas, setor produtivo, Governo Federal e parceiros institucionais.
“O Consórcio Nordeste é o Brasil que cresce unido. Esse Nordeste potente tem um grande aliado: o presidente Lula, que sempre acreditou na região. Acreditou, investiu e transformou potencial em resultado. O Brasil do futuro fala com sotaque nordestino. E o futuro do Brasil passa por essa grande potência chamada Nordeste”, finalizou.
Governadores
Os governadores dos Estados do Nordeste também discursaram durante a solenidade de posse. Eles desejaram boa sorte ao novo presidente do Consórcio Nordeste e se colocaram à disposição para colaborar com o desenvolvimento integrado da região.
-03.jpg)
"Governador Paulo Dantas, você receberá o Consórcio Nordeste que tem sido muito bem administrado durante todo esse tempo. Mas o que nos tranquiliza é a sua capacidade de gestão e sua disposição para administrar. Não tenho dúvidas de que estamos muito bem representados", disse o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
-02.jpg)
"A você, meu querido amigo, governador de Alagoas, Paulo Dantas, por quem tenho muito apreço, todo sucesso! Conte com o nosso Rio Grande do Norte, com a nossa total disposição para colaborar. Sua capacidade de diálogo e sua energia serão essenciais para dar seguimento ao trabalho e para enfrentarmos os desafios que se impõe", declarou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
"Tenho absoluta convicção de que você irá conduzir muito bem os destinos do Consórcio Nordeste pela sua competência, pelo compromisso, pelo seu espírito de união. Dado que esse é um ano eleitoral, sem dúvida, o fato de você estar até o final do mandato sem ser candidato também ajuda muito na estabilidade da condição do Consórcio Nordeste", considerou o governador do Piauí.
O ministro Renan Filho disse que se sente representado pela gestão de Paulo Dantas, que se inicia à frente do Consórcio Nordeste, entidade que ajudou a fundar quando governador de Alagoas.
"Paulo, você está chegando num posto que eu nunca tive a oportunidade de chegar. Eu participei da criação do Consórcio do Nordeste, mas não fui presidente. Então eu queria dizer que na sua presidência eu me sinto também presidente do Consórcio Nordeste, representado por você. E certamente os alagoanos que aqui estão, se sentem assim também", considerou o ministro dos Transportes.
A solenidade de posse também marcou a entrega do Plano Brasis, feita pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Giovanni Reis, ao presidente do Consórcio Nordeste.