Política

Vereadores fazem defesa da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente em Maceió

05/02/2026
Vereadores fazem defesa da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente em Maceió
Fotos: Jônatas Omena e Allan Pierre abordaram temas sobre descarte irregular de lixo e mudança no curso do Rio Jacarecica, respectivamente

O regramento em defesa do meio ambiente foi tema de discursos na sessão desta quarta-feira (4), na sessão da Câmara Municipal de Maceió. Os assuntos foram levados ao plenário pelos vereadores Jônatas Omena e Allan Pierre.

Para Jônatas Omena, a capital alagoana dispõe de Ecopontos, locais que podem receber descartes, gratuitamente, de entulhos da construção civil (até 1m³), móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de poda de árvore e materiais recicláveis.

“Recentemente, uma pessoa foi flagrada no Vergel do Lago descartando lixo em locais próximos de escolas e ambientes que estão limpos. Outra vez, policiais militares orientaram uma outra pessoa que descartasse o lixo em um Ecoponto. A educação ambiental tem sido ampliada em nossa cidade, mas, mesmo assim, muitas pessoas estão jogando lixo onde não deve”, alertou o parlamentar.

Em um segundo momento de sua fala, o vereador cobrou mais responsabilidade das operadoras de internet e telefonia, e também da empresa Equatorial Energia, para que tenham maior consciência devido aos cabos soltos. Segundo o parlamentar, em alguns bairros da parte alta de Maceió houve registros de focos de incêndio em postes.

Curso do rioJá o vereador Allan Pierre abordou sobre o “corte no curso do Rio Jacarecica”, que tem a sua nascente na região do Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió, e chega até a região da praia de Jacarecica, na parte baixa.

“As ações do homem, das empresas, dos maquinários das empresas, mudaram o curso do Rio Jacarecica, e isso tem prejudicado o meio ambiente em nossa cidade. A restinga da região está totalmente prejudicada. É a restinga que serve, no período da maré alta, para ajudar na volta do mar. Sem a restinga, provavelmente, o Município terá que fazer a contenção, usar aqueles blocos gigantes, para conter o avanço do mar”, explicou o parlamentar.

Para Allan Pierre, essa situação tem ocorrido porque o Plano Diretor continua desatualizado.

Dicom CMM