Política
TCE/AL destaca legado de Graciliano Ramos no terceiro dia do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas
Leticia Arraes
O lançamento do livro dedicado ao legado de Graciliano Ramos, produzido pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), foi um dos principais destaques do terceiro dia do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado nesta quinta (4) no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis. A obra ganhou projeção nacional ao ser apresentada no estande do Instituto Rui Barbosa (IRB), durante um evento que reuniu especialistas do Brasil e do exterior em debates sobre governança, políticas públicas e fortalecimento do controle externo. A cobertura foi acompanhada pela equipe da TV Cidadã.
“Temos a certeza de que Graciliano foi um grande idealizador de práticas que hoje fundamentam o controle externo. Esse lançamento é uma importante contribuição do TCE/AL para o congresso”, destacou o presidente do TCE/AL, Fernando Toledo. A obra revisita as prestações de contas apresentadas por Graciliano Ramos durante sua gestão como prefeito de Palmeira dos Índios e evidencia sua atuação inovadora, reforçando sua contribuição histórica para o sistema de controle externo.
O livro tem supervisão geral de Lídia Machado, historiadora e coordenadora de pesquisa e extensão da Escola de Contas, e é assinado pelo diretor técnico da instituição, Perroneo Tojal, e pelas assessoras jurídicas Kézia Sayonara e Claudia Albuquerque.
O presidente do TCE/AL, Fernando Toledo, e o vice Otávio Lessa estiveram presentes ao lado dos conselheiros Anselmo Brito, Maria Cleide e Rosa Albuquerque. Com o lançamento, o Tribunal de Contas de Alagoas reafirma seu papel na preservação da história da gestão pública e na promoção de práticas modernas e eficientes de controle externo.