Política
Câmara de Maceió recebe estudantes de Direito para visita guiada sobre o processo legislativo

A Câmara Municipal de Maceió recebeu, nesta terça-feira (21), um grupo de estudantes de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau para uma visita guiada ao edifício-sede do Legislativo. A atividade foi coordenada pelo gabinete da vereadora Teca Nelma e teve como objetivo aproximar os futuros profissionais do Direito do funcionamento da política local.
A visita teve início na galeria de Presidentes da Casa, onde os estudantes puderam conhecer um pouco da história do parlamento municipal. Em seguida, percorreram diversos setores da Câmara, como gabinetes de vereadores e áreas administrativas.
Durante o percurso, o grupo foi saudado por parlamentares que chegavam à Casa, entre eles, os vereadores Thiago Prado, Cal Moreira e Galba Netto.
No Plenário Silvânio Barbosa, os estudantes participaram de uma explicação sobre o funcionamento do processo legislativo, o papel dos vereadores e a rotina dos gabinetes parlamentares. A atividade contou com a interação dos alunos, que participaram de um quiz sobre o Poder Legislativo. Cinco deles foram premiados com exemplares da Constituição Federal. Ao final da visita, os estudantes acompanharam a sessão plenária.
A vereadora Teca Nelma destacou a importância da iniciativa como forma de aproximar a juventude e os futuros operadores do Direito da realidade política. “Fico muito feliz em promover essa aproximação, especialmente com os futuros advogados. É fundamental que eles entendam, na prática, o que aprendem na teoria: como se dá a formação das leis, como são votados os projetos orçamentários. Essa vivência contribui para uma compreensão mais ampla do papel do Legislativo”.
Para a estudante Emilly Verônica, uma das vencedoras do quiz, a visita foi enriquecedora. “Sempre tivemos curiosidade sobre como funciona a Câmara por dentro, nos bastidores. Hoje tivemos a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas. Foi uma experiência incrível e muito importante para nossa formação cidadã e acadêmica”, declarou.
Dicom CMM