Política

Senador Renan participa da entrega de equipamentos agrícolas a municípios de Alagoas

17/10/2025
Senador Renan participa da entrega de equipamentos agrícolas a municípios de Alagoas
Fotos: Entrega dos equipamentos aconteceu nesta sexta-feira | Assessoria

O senador Renan Calheiros participou nesta sexta-feira, 17, ao lado dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Renan Filho (Transportes) da entrega de 30 máquinas e equipamentos agrícolas a 26 municípios de Alagoas, por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Foram entregues motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras e rolos compactadores.

Os equipamentos, com custo global de R$ 13 milhões, foram adquiridos pelo ministério através de emendas parlamentares. A iniciativa visa modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades entre as regiões do país. A cerimônia de entrega foi realizada na Superintendência de Agricultura e Pecuária de Alagoas (SFA/AL), em Maceió.

“Os equipamentos fazem parte do programa do Ministério da Agricultura e foram viabilizados com emendas parlamentares que destinei. Com o apoio do Governo Lula, estamos fortalecendo a agricultura e garantindo mais estrutura para o homem e a mulher do campo”, afirmou Renan. “Não são emendas do Orçamento secreto não, são emendas que nós temos direito coletivamente e fizemos questão de priorizar a aquisição dessas maquinas que vão colaborar verdadeiramente com o desenvolvimento do estado de Alagoas”, completou.


Nesta etapa, os municípios beneficiados em Alagoas foram: Delmiro Gouveia, Cajueiro, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Murici, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Maragogi, Maribondo, Messias, Palestina, Rio Largo, São José da Tapera, Canapi, Arapiraca, Batalha, Cacimbinhas, Chã Preta, Capela, Estrela de Alagoas, Novo Lino, São Brás, São Miguel dos Milagres, Santana do Mundaú e Taquarana.

Até o final de 2025, está prevista a entrega de mais 22 máquinas para Alagoas, totalizando 52 equipamentos. Além de modernizar a infraestrutura agrícola, o Promaq fortalece a agricultura familiar, aumenta a eficiência produtiva e promove a sustentabilidade no campo.

Fonte: Assessoria