Política
Projeto reconhece Festa do Mártir São Sebastião, em Limoeiro de Anadia, como Patrimônio Cultural

A Assembleia Legislativa discutiu, nesta terça-feira, 26, o projeto de lei ordinária nº 1133/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que reconhece a tradicional Festa do Mártir São Sebastião, realizada no município de Limoeiro de Anadia, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
A proposta foi uma das 19 matérias discutidas e votadas durante a sessão plenária desta terça. A festividade, dedicada ao co-padroeiro de Limoeiro de Anadia, acontece anualmente, entre os dias 17 e 20 de janeiro, e reúne uma multidão de fiéis e visitantes em uma programação que mistura fé, cultura e tradição. A programação inclui a tradicional Procissão do Mastro, que culmina com o hasteamento da bandeira, além de celebrações eucarísticas diárias e diversas atividades culturais, como a Dança dos Quilombos, apresentações de bandas de pífanos, grupos folclóricos e o tradicional leilão de prendas.
O ponto alto da festa acontece no dia 20 de janeiro, data dedicada ao Mártir São Sebastião, com uma grande procissão pelas ladeiras da cidade, considerada uma das maiores manifestações de fé do interior alagoano. "A procissão representa uma das maiores manifestações de fé do interior alagoano e reúne milhares de pessoas, que sobem e descem as ladeiras da cidade, cantando e louvando aos pés do andor do Mártir São Sebastião", ressaltou o parlamentar.
Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 208/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Dr. Hélvio Auto ao médico Marco Antonio Mota Gomes.
- Projeto de resolução nº 209/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Dr. Hélvio Auto ao médico Francisco dos Anjos.
- Projeto de resolução nº 214/2025, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a Comenda de Mérito Vera Arruda à senhora Alina Amaral.
- Projeto de lei ordinária nº 1395/2025, de autoria do deputado Francisco Tenório (Progressistas), que considera de utilidade pública a Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Mirim.
Matérias discutidas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 237/2025, de autoria do deputado André Silva (Republicanos), que concede a Comenda Lêdo Ivo ao sr. Paulo de Jesus.
- Projeto de resolução nº 215/2025, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a Comenda de Mérito Vera Arruda à senhora Ariane Pita.
- Projeto de resolução nº 183/2025, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos à senhora Elza Rocha Miranda.
- Projeto de resolução nº 166/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que concede a Comenda de Mérito legislativo Tavares Bastos ao senhor Cézar Ronaldo Alves da Silva.
- Projeto de lei ordinária nº 1315/2025, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que considera de utilidade pública a Associação Beneficente Casa Tuca.
- Projeto de lei ordinária nº 1305/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que institui o mês Março Roxo dedicado à realização de ações de conscientização sobre a epilepsia.
- Projeto de lei ordinária nº 1177/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação dos Moradores da rua José da Fonseca Lins e Adjacentes.
- Projeto de lei ordinária nº 1385/2025, de autoria do deputado Breno Albuquerque (MDB), que considera de utilidade pública o Instituto Gerir Social.
- Projeto de lei ordinária nº 1370/2025, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de utilidade pública o Instituto Fábio de Lima.
- Projeto de lei ordinária nº 1325/2025, de autoria da deputada Flávia Cavalcante (PMDB), que considera de utilidade pública o Projeto Resgatando Vidas.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 212/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que concede a Comenda Doutor Ib Gatto Falcão à médica oncologista pediátrica Luana Novais Bomfim.
- Projeto de resolução nº 205/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Dr. Hélvio Auto ao médico Diogenes de Mendonça Bernardes.
- Projeto de resolução nº 167/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que concede a Comenda de Mérito Legislativo Tavares Bastos ao advogado e professor Marcelo Henrique Brabo Magalhães.
- , de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Alagoas a Festa do Mártir São Sebastião, realizada anualmente em Limoeiro de Anadia.
Ascom ALE