Política

Câmara de Maceió concede Título de Cidadão a capitão do Exército e celebra Dia do Soldado

22/08/2025
Câmara de Maceió concede Título de Cidadão a capitão do Exército e celebra Dia do Soldado

A Câmara Municipal de Maceió realizou uma homenagem ao Dia do Soldado, nesta sexta-feira (22), ao mesmo tempo em que concedeu o Título de Cidadão Honorário ao capitão do Exército Brasileiro Marcos Nei da Silva Torres.

A homenagem proposta pelo vereador Eduardo Canuto e aprovada por unanimidade, foi realizada na Associação Comercial, com a presença de representantes das Forças Armadas, do Tribunal de Justiça e de amigos e familiares de Torres.

Capitão Torres, como é mais conhecido, nasceu em 1968 no Rio de Janeiro, ingressou na carreira militar em 1991 e atualmente atua como adjunto da Assessoria de Relações Institucionais do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Alagoas.

Atuou em operações nacionais como a Copa do Mundo de 2014 e a pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Reconhecido por seu trabalho de integração com a sociedade e pela habilidade em relações institucionais e comunicação, é casado, pai de três filhos e reside em Marechal Deodoro.

Para o vereador Eduardo Canuto, conceder a cidadania maceioense ao capitão é o reconhecimento dos serviços prestados por Torres à capital. “É um prazer para nós, homenagear o capitão Torres, um cara muito discreto, muito simples, mas extremamente à disposição em função do papel que exerce. Sabendo que ele não tinha nascido em Maceió, conversei com outros militares amigos que, por unanimidade, também atestam sua seriedade e o belo trabalho que vem exercendo”, declarou.

Ele, que já serviu ao Exército, também destacou o momento de celebração ao Dia do Soldado. “Ser soldado vai muito além do uniforme ou do treinamento. É uma escolha de vida, pautada pela ética, respeito à hierarquia e gratidão em servir ao país. Nesta ocasião, estendemos hoje a homenagem àqueles que, com coragem e patriotismo, dedicam suas vidas à proteção de nossa pátria”, acrescentou.

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho também participou da solenidade e engrandeceu o papel das instituições militares na cidadania brasileira e o poder de transformação que elas possuem na vida dos jovens.

“Eu não tive a oportunidade de servir ao Exército, mas gostaria muito, por entender que é um passo importante na vida de qualquer cidadão. Enquanto parlamentar, trabalharei sempre para fortalecer o Exército e as instituições militares. Ao capitão Torres, meus parabéns. Vossa Excelência é merecedora desta homenagem e, como maceioense, desejo que continue trabalhando por nossa cidade, por nossa estado e por nosso país”, ressaltou.

O homenageado contou um pouco da trajetória dele desde a chegada a Maceió e agradeceu a presenta dos muitos amigos que conquistou ao longo de 30 anos. “Eu cheguei a Maceió em 1995. Pela nossa profissão, a gente acaba conhecendo muitas pessoas, algumas que estão aqui hoje. Agradeço por estar recebendo essa homenagem, principalmente no Dia do Soldado. Como eterno soldado, fico honrado. As pessoas dizem ‘você já é de Maceió’, mas agora sou de Maceió oficialmente reconhecido, filho da terra”, celebrou.

Dicom CMM