Política

Conacon encerra atividades com forte presença do Tribunal de Contas de Alagoas

15/08/2025
Conacon encerra atividades com forte presença do Tribunal de Contas de Alagoas

O Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON) encerrou nesta sexta-feira (15) suas atividades, reafirmando seu papel como um dos principais espaços de troca de conhecimento e fortalecimento do controle externo no país.

Promovido pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e pela Associação de Auditores do Tribunal de Contas de Alagoas (AudTCE/AL), o evento reuniu especialistas, autoridades e servidores de diferentes Tribunais de Contas para discutir temas de relevância nacional.

O TCE/AL teve participação destacada durante todo o congresso, contribuindo com palestras, debates e experiências práticas. No último dia, essa presença se evidenciou nas Salas Temáticas, onde o Projeto Sede de Aprender: O Papel da Auditoria na Efetivação do Direito à Água e Saneamento nas Escolas Públicas Alagoanas foi conduzido por Guilherme Scheeren, diretor de Engenharia e auditor de controle externo do TCE/AL, e por Jhon Campos, também auditor de controle externo do Tribunal.

Ao avaliar o evento, a presidente da AudTCE/AL, Lilian Santiago, destacou a amplitude e a importância da iniciativa. “Esse congresso reuniu todos os auditores de controle externo do Brasil, dos 33 Tribunais de Contas. Então ele é relevante tanto do ponto de vista social, já que os Tribunais de Contas são órgãos de controle e indutores da transparência, quanto no contexto da capacitação do próprio auditor, porque a gente traz aspectos relacionados, inclusive aspectos práticos, com oficinas, salas temáticas e painéis”, concluiu.

O CONACON 2025 deixou claro que a atuação integrada e o intercâmbio de boas práticas fortalecem o papel dos Tribunais de Contas e ampliam o impacto do controle externo na vida do cidadão.

Ascom TCE/AL e Ascom ANTC