Política
Rafael Brito participa da primeira edição do “Corações da Paz nas Escolas” e destaca força da comunidade na prevenção à violência

A Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, abriu as portas neste sábado (25) para receber a primeira edição do programa Corações da Paz nas Escolas, iniciativa pioneira em Alagoas que alia serviços públicos essenciais, lazer e cidadania com foco na prevenção à violência e redução da criminalidade. O evento contou com a presença do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), apoiador do programa, do Governador Paulo Dantas e do Secretário Estadual de Prevenção a Violência, Ricardo Dória.
“Abrir as escolas aos sábados para oferecer saúde, esporte, educação e cidadania é um passo transformador. A escola deixa de ser apenas um espaço de aprendizado formal e passa a ser o centro da vida comunitária, do acolhimento e da construção da paz social”, destacou Rafael Brito.
Durante entrevista a imprensa, o governador Paulo Dantas, ressaltou a importância de políticas públicas com base no fortalecimento da comunidade. “O Programa Corações da Paz é mais uma iniciativa transformadora de prevenção à violência. Estamos oferecendo serviços para todo a família e atividades para a criançada. Estamos levando a verdadeira cultura de paz regiões mais vulneráveis do estado”, reforçou o governador Paulo Dantas.

Rafael Brito lembrou ainda que o programa é de caráter permanente, e anunciou a inclusão do Projeto Líderes do Amanhã, nos serviços do Corações da Paz. “Vou trazer meu projeto de gabinete, que prepara jovens e adultos que estão em busca do primeiro emprego, para dentro dessa ação. Vamos ensinar a fazer currículos, como se comportar em uma entrevista e encaminhar esses alunos para vagas de trabalho”, explicou o deputado federal por Alagoas.
O Programa Corações da Paz terá 10 unidades físicas em todo o estado, com um investimento previsto de R$ 100 milhões até 2026. Serão quatro unidades na capital – Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes – e seis no interior, beneficiando cidades como Marechal Deodoro, Arapiraca e Rio Largo.
Ascom Rafael Brito