Política

Acolhidos da Casa de Ranquines recebem visita do vice-prefeito Rodrigo Cunha

22/07/2025
Acolhidos da Casa de Ranquines recebem visita do vice-prefeito Rodrigo Cunha
Fotos: Entidade recebeu recursos de emenda parlamentar de Cunha para aquisição de equipamento de panificação | Felipe Sóstenes

A tarefa não é fácil, mas o trabalho realizado na Casa de Ranquines tem como objetivo devolver os laços de integração e convívio social às pessoas que são acolhidas no local. A instituição filantrópica é vinculada à Associação Católica São Vicente de Paulo.

O vice-prefeito Rodrigo Cunha visitou a sede da instituição, no Centro, nesta terça-feira (22). O local, há 200 abrigados. A Casa de Ranquines também possui uma unidade no Benedito Bentes com mais de 50 pessoas em acolhimento.

A Prefeitura de Maceió apoia a instituição, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

"A gente pode achar que hoje não há solução, mas o dia de amanhã pode ser uma oportunidade de recomeçar. Sei que não é fácil, mas graças a Deus que existe uma instituição como a Casa de Ranquines, que acolhe todos vocês. A vida é um ciclo. E dentro dessa lógica, a gente escuta que esse local ajudou muita gente ao longo das mais de duas décadas aqui em Maceió. Ficou muito feliz que vocês possam ser atendidos e com o carinho que presenciei", declarou Rodrigo Cunha, que contribuiu com a Casa de Ranquines enviando recursos de emenda parlamentar como senador da República, que foi destinada à compra de equipamentos de panificação.

Fundação

Fundada há 25 anos pelo frei José Maria, a Casa de Ranquines atende pessoas em situação de rua, independente do gênero e da orientação sexual.

Na instituição, os acolhidos têm hora para sair e voltar, sendo que 40 deles, da sede no Centro, trabalham, e a Casa ainda oferece atendimento médico, psiquiátrico e psicológico, além de palestras e rodas de conversa, assim como apoio espiritual.

Ascom GVP