Política
Vereador David Empregos cobra implantação do BRT para melhorar mobilidade urbana em Maceió

O vereador David Empregos AL, do União Brasil (UB), membro da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal de Maceió, defendeu a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na capital alagoana como solução para os problemas de mobilidade urbana. A declaração foi feita durante sua participação no Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes das Américas, onde destacou a experiência bem-sucedida da cidade paranaense como referência para Maceió.
O projeto do BRT Maceió prevê investimentos de R$ 2 bilhões e deve beneficiar cerca de 600 mil usuários do transporte público, conectando a parte alta à parte baixa da cidade em 50 km de novos corredores exclusivos. O vereador enfatizou que a implantação do sistema não exigiria grandes mudanças estruturais e que poderia aproveitar espaços já existentes. “A ideia não é destruir o canteiro central, mas aproveitar o que já existe, mantendo inclusive a ciclovia e implantando apenas pequenas estações nos espaços existentes para embarque/desembarque”, explicou David Empregos.
A experiência de Curitiba com o BRT tem sido elogiada por usuários do transporte público, e a proposta para Maceió gerou reações positivas nas redes sociais. Um internauta comentou. "Eu morava em Maceió há três anos. Se você conseguir implantar isso aí, vai ser a melhor coisa para todos. Aqui em Curitiba, não me estresso com ônibus como me estressava aí. Os ônibus são conservados, pontuais, e com uma passagem atravesso a cidade inteira".
O vereador ressaltou ainda que o sistema em Maceió será integrado, permitindo que os terminais dos bairros continuem funcionando como alimentadores do BRT. “Isso melhoraria bastante a mobilidade urbana do nosso município. Os demais terminais existentes nos bairros continuarão, mas servindo para alimentar o sistema do BRT de forma integrada, levando os moradores da parte alta até a parte baixa e vice-versa”, concluiu. Com contrapartida da iniciativa privada e modernização da frota, a proposta promete mais conforto, segurança e eficiência para o transporte público da capital alagoana.
Fonte: Assessoria