Política

Indicação do vereador Allan Pierre é aprovada e Maceió pode instituir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

19/03/2025
Indicação do vereador Allan Pierre é aprovada e Maceió pode instituir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Fotos: Capital tem se destacado com forte crescimento representando 36,04% do PIB estadual

Os vereadores de Maceió aprovaram em discussão única nesta quarta-feira (19), a indicação de autoria do vereador Allan Pierre (MDB) que institui a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) na estrutura da Prefeitura de Maceió. A proposta do vereador é que o novo órgão funcione como uma secretaria ordinária ao invés de ser apenas uma secretaria extraordinária como funciona atualmente.

Allan Pierre defende que a nova secretaria trará diversas vantagens para o crescimento sustentável e equilibrado da cidade, apresentando medidas estratégicas que visam reduzir desigualdades e fortalecer a economia local. O vereador pretende se reunir com a Prefeitura de Maceió para apresentar a indicação para que o poder executivo possa incluir a mudança na reestruturação de toda a Administração direta e indireta, com base na Lei Delegada.

“Elaborei esta indicação após escutar e manter um diálogo permanente com todo o setor produtivo. Esta nova secretaria deve atuar na indústria, no comércio, no serviço, na micro e pequena empresa e também no cooperativismo, ocupando um espaço tão relevante como são as secretarias da educação, da saúde e da infraestrutura. Essa secretaria é essencial para o Maceió, tendo em vista os tributos que se arrecadam através desse setor, a geração de empregos e os diversos segmentos que ajudam a nossa cidade a se desenvolver”, reforçou o vereador Allan Pierre.

Na proposta apresentada pelo vereador, a estrutura da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) possui diversos eixos: planejamento estratégico para o crescimento; geração de empregos e qualificação profissional; estímulo ao empreendedorismo e às pequenas empresas; diversificação da economia; desenvolvimento sustentável e inclusivo; melhor uso de recursos e investimento; e promoção de Maceió como polo de negócios.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a capital alagoana registrou um crescimento econômico notável. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do município atingiu R$ 27,5 bilhões, representando 36,04% do PIB estadual. Esse crescimento de 19,88% em relação a 2020 foi o maior entre as capitais nordestinas, elevando Maceió à quinta posição no ranking nacional.

Fonte: Assessoria