Política
TCE/AL participa da abertura do Congresso de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Na busca por estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos, o Tribunal de Contas de Alagoas participou, na manhã desta quarta-feira (30), da abertura do 14º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, no bairro Jaraguá.
O evento foi iniciado com a belíssima apresentação do Coro Contas e Cantos do TCE/AL, coordenado por Sidilene Cavalcante e regido pelo maestro Gustavo Lima. Após isso, o presidente e a diretora geral da Escola de Contas, conselheiros Fernando Toledo e Maria Cleide participaram da mesa de abertura.
O Tribunal de Contas e a Escola de Contas são realizadores do 14º Congresso, que tem como grande objetivo a melhoria da eficiência das práticas contábeis e de governança na administração pública, sendo uma ótima oportunidade de atualização, capacitação e networking para gestores e servidores da área. “Nós trabalhamos no sistema de controle de contas que envolve todo o mundo da Contabilidade. Esse evento vai preparar, capacitar, atualizar os nossos técnicos e toda a sociedade alagoana e brasileira”, destacou Fernando Toledo.
Na programação, o evento conta com a presença de especialistas e autoridades de renome nacional e internacional para temas relacionados à qualidade dos gastos públicos, como: inovação em processos e sistemas para a administração pública; atualizações em normas e procedimentos; cases de sucesso e desafios nos países, estados e municípios; e papel da sociedade na melhoria da administração pública.
Presente na mesa de abertura, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), conselheiro Edilson Selva, destacou a importância de transmitir e dialogar com a sociedade e com os gestores. “É uma troca de conhecimento baseado na contabilidade, nos registros contábeis, nos atos e nos fatos da administração. Isso tem uma relevância significativa, porque é a garantia e a segurança do controle dos gastos públicos e, sobretudo, a transparência”, ressaltou.
Um dos destaque do Congresso é a prestação de contas em ano eleitoral. “Então é uma temática que envolve vários aspectos que são importantes, não só apenas para aqueles que atuam na área, mas para a sociedade de uma forma geral, para que ela possa exercer o controle social sobre como os recursos públicos estão sendo aplicados pelos governantes”, concluiu o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado.
Júlia Marques | Ascom TCE/AL