Política

Secretário de Segurança de Junqueiro é acusado de intimidar eleitores de Joãozinho Pereira

09/09/2024
Secretário de Segurança de Junqueiro é acusado de intimidar eleitores de Joãozinho Pereira

As eleições em Junqueiro têm sido marcadas por tensões crescentes. O secretário municipal de Segurança, Donizete José Honório da Silva, está sendo denunciado por realizar abordagens intimidadoras contra as equipes de campanha do candidato de oposição, Joãozinho Pereira. A coligação Coragem pra Mudar (PP, PODE, PL, União Brasil) anunciou que pretende recorrer à Justiça Eleitoral para denunciar as ações de intimidação.

No último domingo, 8 de setembro, Donizete teria entrado, sem autorização, em um veículo que transportava membros da campanha de Joãozinho Pereira, alegando ser policial militar e justificando suas ações como "batidas policiais" no município. Entretanto, Donizete ocupa o cargo de secretário de Segurança da atual gestão, liderada pelo prefeito e candidato à reeleição, Leandro Silva, e não tem qualquer autorização legal para realizar tais abordagens ou se passar por militar.

As ações de intimidação já afetaram diretamente a campanha de Joãozinho Pereira, fazendo com que pelo menos quatro apoiadores abandonassem a equipe após se sentirem ameaçados.

Mesmo diante das denúncias, Donizete José continua realizando blitzes no Centro de Junqueiro, onde tem focado exclusivamente em veículos e apoiadores da campanha de oposição.

Caso de Polícia


A situação se agrava cada vez mais em Junqueiro, já que há históricos de violência política no Município. No dia 18 de junho deste ano, o blogueiro Adriano Farias foi assassinado a tiros dentro de seu carro. Farias se tornou conhecido por ser um crítico da gestão Leandro Silva em Junqueiro.

No dia 21 de agosto, a Polícia Civil prendeu o guarda municipal de Junqueiro, Carlos Henrique Ferreira Santos, acusado de ter participação direta no assassinato do blogueiro. Ele também já responde por outros crimes, como homicídio e extorsão. O guarda era chefiado pelo Secretário Donizete José. O suspeito foi capturado durante uma carreata de um dos candidatos à prefeitura de Teotônio Vilela.

Fonte: Assessoria