Política

Vereador celebra conquista de estudante pilarense em olimpíada de conhecimento: ‘Compromisso com a educação’

26/07/2024
Vereador celebra conquista de estudante pilarense em olimpíada de conhecimento: ‘Compromisso com a educação’
Fotos: Clewinho Cavalcante parabeniza aluno da Escola Renato de Mendonça que foi medalhista na OBMEP, destacando investimento na rede municipal de ensino | Assessoria

O auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, foi palco, nesta quinta-feira (25), da solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma das maiores olimpíadas de conhecimento do país. E um estudante da cidade de Pilar foi destaque. Aluno do 8º ano da Escola Municipal Renato de Mendonça, Akson Costa Cavalcante, de apenas 13 anos, faturou duas medalhas: prata na categoria regional, e bronze na disputa nacional. Esta foi a primeira vez na história do município que um estudante da rede pública conquistou uma medalha na OBMEP.

Ex-secretário municipal de Educação e vereador de Pilar, Clewinho Cavalcante celebrou o feito protagonizado pelo jovem estudante, destacando a série de investimentos realizados pelo Município como determinantes à conquista. “A vitória do Akson é resultado do esforço diário de quem sempre se dedicou aos estudos. Testemunhei o desabrochar desse talento quando estive secretário. Mas essa conquista também reflete o nosso compromisso em ofertar uma educação de qualidade. E esse continua sendo o compromisso da atual gestão, que revolucionou a rede municipal”, avalia o vereador, parabenizando o prefeito de Pilar, Renato Filho, bem como todos os servidores da educação municipal.

Agora, o estudante – que já havia disputado a OBMEP em 2022 – terá direito a uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), criado com o objetivo de incentivar a pesquisa em todas as áreas de conhecimento. Ele poderá, inclusive, ter auxílio semelhante no ensino superior, desde que Akson venha a cursar uma graduação em universidade pública. O pilarense desconversa sobre o futuro, mas garante seguir mirando outras conquistas. “Estou muito feliz com o resultado, que vai servir de inspiração para meus colegas de turma, porque a matemática não é um bicho de sete cabeças”, conta, entusiasmado, o medalhista.

Coordenadora da Escola Renato de Mendonça, Jaqueline Lima já foi professora de Ciências de Akson e não esconde o orgulho de tê-lo como ex-aluno. “Eu acompanho a evolução do Akson desde o sexto ano. Já o observava como uma promessa, não só na matemática. E os demais alunos estão muito entusiasmados com a notícia. Estamos, inclusive, organizando uma recepção calorosa, com o apoio do ex-secretário Clewinho Cavalcante”, conta a professora, destacando também o alcance de projeto desenvolvido na rede municipal e cujo objetivo é formar alunos monitores. “O Akson é fruto dessa iniciativa, que visa fortalecer a preparação dos nossos estudantes não apenas para olimpíadas de conhecimento, mas também para as avaliações nacionais, a exemplo da Prova SAEB”, reforça.


A olimpíada

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) reuniu mais de 337 mil estudantes alagoanos, totalizando 884 escolas espalhadas pelos 102 municípios do estado.

A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e, este ano, bateu dois recordes, alcançando não apenas o maior número de escolas participantes (56.513 instituições), mas também de cidades representadas (5.564), o que representa 99,9% dos municípios brasileiros. Em todo o Brasil, 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio participaram da competição.

Fonte: Assessoria