Política
Fátima Canuto conhece projetos das startups participantes do programa Inova Pilar Expert

A deputada estadual Fátima Canuto participou do DemoDay do Programa Inovar Pilar Expert, que aconteceu no Centro de Inovação, nesta quarta-feira (26). O programa financia os projetos das startups participantes e, de forma pioneira, coloca Pilar como a primeira cidade do interior do Nordeste a investir recursos públicos diretamente em startups. Durante o evento, oito startups apresentaram os resultados de soluções inovadoras para uma banca avaliadora, destacando o compromisso do município com a aprendizagem, o networking e o desenvolvimento.
A parlamentar destacou a importância no investimento do município em inovação, tecnologia e fomento ao empreendedorismo, sobretudo quando as iniciativas visam soluções para as principais dores do município. "Acredito que a grande sacada do Inova Pilar é impulsionar os negócios e ideias inovadoras dos próprios pilarenses fazendo com que o resultado desse trabalho também volte para a cidade, beneficiando quem vive no local. Isso é o resultado de muito trabalho, de investimento e de apoio. Só assim é possível criar soluções sustentáveis e com grande potencial de desenvolvimento. É aprendizagem e oportunidade em uma só iniciativa", afirmou a deputada estadual.
Liderado pela Prefeitura de Pilar em parceria com o Senai Alagoas, por meio do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, o Inova Pilar Expert tem como objetivo fomentar ideias inovadoras que possam melhorar os serviços públicos do município. Desde seu início, em março de 2023, o programa selecionou 15 ideias nas áreas de Educação, Socioambiental, Saúde e Patrimônio, proporcionando cerca de 400 horas de acompanhamento técnico e mentorias individuais.
Dessas 15 ideias, 8 evoluíram para negócios reais formalizados no município de Pilar. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 500 mil para o desenvolvimento dessas startups. Além disso, foram realizadas ações empreendedoras nas escolas como contrapartida social das startups, beneficiando aproximadamente 550 alunos, que tiveram o primeiro contato com empreendedorismo e inovação.
Ascom Fátima Canuto