Política

Jemerson Edias revela pontos críticos que podem “destruir” candidatos durante campanha eleitoral

02/04/2024
Jemerson Edias revela pontos críticos que podem “destruir” candidatos durante campanha eleitoral
Fotos: Especialista em dados eleitorais garante: “quem não confia em pesquisa eleitoral está propenso a perder a eleição”

Por Elzir Souza

Com a proximidade das eleições, as pesquisas eleitorais têm sido uma estratégia muito utilizada por candidatos que buscam entender o cenário político da sua cidade. Durante entrevista concedida ao Canhão Podcast, o CEO da Naipes Inteligência - Instituto de Pesquisa, Jemerson Edias, enfatizou como a contratação de uma pesquisa pode definir o resultado de uma eleição.

“Quem não faz pesquisa eleitoral está propenso a perder a eleição. O candidato que não detém o uso da informação, tem tendência de caminhar na direção oposta do sentimento do seu eleitor. Muitas vezes, o discurso do político é voltado à área da saúde, mas o desejo dos eleitores é por melhoria na segurança pública”, esclarece Jemerson.

As pesquisas não são apenas utilizadas para identificar a intenção de voto do eleitor, mas para compreender a visão que cada um tem de determinado candidato, entendendo se existe rejeição e encontrar respostas para inverter o cenário.

“Existem perfis que precisam ser potencializados, melhorando a postura, roupagem, fala, tonalidade e gesticulação, assim sucessivamente. Agora, não é necessário isso ser utilizado em todos os políticos ou enquadrá-lo dentro de uma embalagem que ele não é, onde muitas vezes não se associa com o seu eleitorado”, destaca o especialista.

Há diversas maneiras de realizar uma pesquisa, seja por telefone ou com o auxílio dos mecanismos digitais. Para Jemerson, todos os métodos realizados pela Naipes Inteligência são confiáveis, mas as realizadas de forma presencial apresentam maior segurança e eficácia ao resultado.

“A pesquisa de campo consegue identificar se o entrevistado está mentindo ou não, tudo através do comportamento e qualificação do pesquisador. No entanto, não posso garantir a eficiência quando utilizamos as redes sociais”, relata o CEO da Naipes.

Os valores das pesquisas podem se diferenciar por método utilizado, sendo a de campo com maior investimento, em comparação com redes sociais e telefone. Outro ponto levando em consideração são os habitantes e o tamanho território do município ou estado.

Jamerson Edias também participou do quadro “De Frente com o Canhão”, onde, através dos seus conhecimentos avaliou como má a gestão do prefeito de Recife, João Campos. “É o novo que utiliza a política antiga”

Confira a entrevista completa disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=m8T8LXYFaNY e na plataforma Spotify.