Política

Vereador denuncia suposto esquema de manipulação para aprovação e veto de projetos na Câmara Municipal

21/11/2023
Vereador denuncia suposto esquema de manipulação para aprovação e veto de projetos na Câmara Municipal
Fotos: Anderson Medeiros diz que vereadores recebem “recomendações” por aplicativo de mensagens para seus posicionamentos durante votações

Elzir Souza

Durante entrevista concedida ao Canhão Podcast, nesta segunda-feira (20), o vereador de Atalaia, Anderson Medeiros, acusou a prefeita Ceci Herrmann de perseguir os parlamentares da oposição e os servidores públicos da prefeitura com a perda de emprego: “Tem gente que foi para rua porque foi para uma festa que não era para ir”.

Segundo o vereador, que faz parte do grupo de oposição da gestão da prefeita Ceci, a prefeitura é a principal empregadora do município, com cerca de 1700 contratos, onde todas essas pessoas são orientadas a deixar de seguir políticos da oposição do governo.

Ele citou durante a entrevista que já foi vítima de perseguição: “Ela falou para o responsável pela baia, local onde guarda cavalos, que se o meu cavalo não fosse retirado de lá, a esposa do rapaz seria demitida”. Com expressão de risos, Anderson disse que chegou a perguntar ao seu animal se ele fez algo à prefeita: “Ele (cavalo) não respondeu nada”.

Pensando na formação de chapa para disputar o comando do município de Atalaia, Anderson Medeiros colocou seu nome à disposição para disputa, mas aguarda reunião, que deve acontecer logo após o carnaval, para definir os nomes que irão compor a linha de frente em 2024. “Vamos reunir o grupo e analisar qual o melhor nome. Vamos fazer pesquisa de rua, quem estiver melhor posicionado, eu acompanho”. O parlamentar ainda afirmou que está mais preparado que a atual prefeita para gerir o município.

Segundo Anderson, a má administração começou após o rompimento com a deputada Fátima Canuto. “A gestão de 2021 foi feita com excelência, porque tinha um grupo por trás, mas hoje a prefeita não tem grupo, quem faz tudo é o Nicolas, irmão da Ceci”.

O parlamentar respondeu a um internauta sobre uma possível candidatura de Renato Rezende, pai de Renato Filho, prefeito de Pilar, à Prefeitura de Atalaia. “A cidade espera muito por ele. Assim como a deputada Fátima Canuto, tem muita influência”.

O vereador foi questionado pelo jornalista Wyderlan Araújo sobre sua atuação na Câmara de Vereadores e se existem projetos propostos pelo mesmo. Segundo Anderson, ele evita criar projetos, tendo em vista que a maioria da Casa vota apenas em trabalhos desenvolvidos pelo grupo liderado pela prefeita. Por este motivo, ao longo do seu mandato, nunca pôs nada para aprovação.

Durante o quadro “De Frente com o Canhão”, Anderson Medeiros acusou o vereador Rudinho de passar toda a sessão da Câmara com o celular na mão, recebendo recomendações do executivo e repassando para o presidente da Casa, Cicinho Melo, sobre como ele deve conduzir a sessão. “Flagrei no vídeo, ele fica do lado do presidente dizendo que deve ser feito”.

Outros políticos da cidade foram citados de forma negativa pelo convidado, que mirou o canhão para os vereadores Janaina do Cal e Anilson Júnior, além do presidente da Câmara, Cicinho Melo: "A única posição que ele toma hoje é de defender o executivo”.

Confira a entrevista na íntegra https://www.youtube.com/watch?v=ktszACy638k