Política

Jó Dionísio critica ex-prefeitos e confirma que atual gestão recebeu indenização pela concessão da Casal

12/09/2023
Jó Dionísio critica ex-prefeitos e confirma que atual gestão recebeu indenização pela concessão da Casal
Fotos: Prefeito de Olivença respondeu questionamentos e “Mirou o Canhão” para últimos gestores do município

O prefeito de Olivença, Josimar (Jó) Dionísio, entrevistado do 63º episódio do Canhão PodCast, esclareceu alguns assuntos polêmicos, como a baixa remuneração dos garis e a situação econômica do município com a “greve dos prefeitos”, gerada através da redução Federal dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Desde o fim do mês passado, grande parte dos prefeitos do Nordeste passaram a protestar contra a forma que o governo federal distribui os recursos arrecadados de impostos dos cidadãos. Segundo Jó Dionísio, diferente das grandes cidades como Maceió, 99% da população de Olivença necessita que a prefeitura disponibilize médicos, exames e transportes.

O prefeito busca diálogos com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para poder receber os recursos e deixar o município com boa saúde financeira. “A gente vem lutando e buscando junto à Câmara Federal e ao Senado uma maneira de rever as reivindicações e sensibilizar o coração do Governo para distribuir os valores”, relata.

Durante o episódio, o jornalista Wyderlan Araújo questionou o convidado sobre alguns fatos que ganharam destaque nas redes sociais, como a suposta obrigação aos servidores públicos de repostar publicações institucionais e a baixa remuneração dos garis que trabalham na cidade.

Segundo Jó Dionísio, ninguém é obrigado a postar nada dele ou da prefeitura. Toda essa confusão é criada pela oposição, dita por ele que estão procurando “pelo em ovo”. Já sobre o salário dos garis, é dito que os profissionais não têm vínculos com o município, mas com uma empresa contratada, que utiliza o método de diárias para efetuar os pagamentos. Conforme apuração do podcast, é comentado na cidade que o valor gira em torno de R$ 400,00 por mês.

Sabendo que iria encontrar dificuldades para comandar o município de Olivença, no Sertão alagoano, o prefeito Jó Dionísio revelou que teve que mudar o seu comportamento para adquirir respeito entre os políticos e autoridades locais. “Para muitos, eu não poderia ser prefeito, por ser filho de feirantes. Tive que fazer as pessoas compreenderem que não mudei minha essência, mas precisei me comportar como prefeito”.

O convidado aproveitou o espaço para confirmar que o município recebeu R$ 22 milhões de indenização pela concessão da Casal no fornecimento de água e esgotamento sanitário em Olivença. “O município ainda sofre com falta de água, melhorou um pouco com a saída da Casal, mas ainda não é boa. O valor da indenização que recebemos foi aplicado em obras, rendimento e serviços essenciais”, esclarece.

Jó Dionísio criticou o senador Rodrigo Cunha, dizendo: Todo estado cobra mais ações efetivas. Quando foi eleito para o Senado, era o grande nome de renovação e esperança, mas permaneceu na grande interrogação”, expõe. O atual gestor também mirou o canhão para os ex-prefeitos Mailson Bulhões e Veio Duca.

Confira a entrevista completa através do link https://www.youtube.com/watch?v=xHVnXLMM2RM - Também está disponível na plataforma Spotify. Lembrando que, o episódio será reprisado na íntegra nesta terça-feira (12), às 22h, na TV Mar (canal 525 da Net/Claro), bem como na programação da rádio 98 FM de Arapiraca.

Por Elzir Souza