Política

Paulo Memória critica Leonam Pinheiro e diz que política está repleta de personagens

15/08/2023
Paulo Memória critica Leonam Pinheiro e diz que política está repleta de personagens
Fotos: Estrategista do Solidariedade acusa deputado estadual de ter traído o ex-governador Renan Filho

Em entrevista concedida ao Canhão Podcast, o jornalista e escritor Paulo Memória analisou o cenário político brasileiro e confirmou apoio à pré-candidatura de Lobão a prefeito de Maceió. Ele também não poupou críticas a JHC e ao deputado estadual Leonam Pinheiro, chamando ambos políticos de “instagramáveis”.

Paulo Memória se apresenta como um protetor independente das causas animais. Ano passado, lançou um livro destacando os direitos dos animais em Alagoas. Outro que ganha destaque como defensor na mesma causa é o deputado Leonam Pinheiro. Mas para o entrevistado, tudo não passa de um personagem.

“Eu conheço o Leonam como um personagem que se diz defensor da causa animal, mas que só existe no Instagram. Ele precisa sair da rede social e assumir a responsabilidade como deputado estadual. Até onde tenho conhecimento, a colaboração do deputado em causa animal é praticamente nenhuma”, ressalta Memória.

Paulo Memória ainda afirmou que a atuação do deputado ainda é pífia em relação à causa animal. Também acusou Leonam Pinheiro de ter traído o ex-governador Renan Filho, pela oportunidade de ser delegado da proteção ambiental, ganhando assim, grande espaço de mídia.

As críticas também vieram ao prefeito JHC, que segundo Paulo Memória, é o que tem de mais retrógrado na política de Alagoas, sendo um novo que representa o velho e que governa o município através do Instagram, não conhecendo a realidade.

“Ele se esconde atrás desse biongo chamado JHC, para não dizer que é João Caldas, que é o verdadeiro nome dele. Talvez por conta dos inúmeros processos que o pai dele sofre na justiça há anos”, menciona.

Ele também cobra que a cidade de Maceió crie políticas públicas para ajudar animais, e que a ação não seja apenas de caráter voluntário, mas sim uma responsabilidade do município.

Memória fez análise do uso das redes sociais dentro da política. Segundo ele, a tecnologia deu vida à nova Direita no Brasil e possibilitou que muitas pessoas aproveitassem o momento para criar personagens e apostarem politicamente, mesmo sem ter capacidade técnica de exercer a função pública.

Questionado sobre a possível candidatura para ao cargo de vereador de Maceió na eleição do próximo ano, ele responde que não descarta a possibilidade, mas o objetivo principal é trabalhar na campanha de Lobão, caso seja indicado a concorrer a prefeito da capital.

“A gente está construindo um projeto para candidatura do Lobão. O presidente estadual Adeilson Bezerra e o presidente municipal Gustavo Pessoa (ambos do Solidariedade) entenderam a importância de ter uma candidatura própria, sem que criasse um conflito político ao qual estamos ligados, ao Paulo Dantas, Renan Calheiros e Marcelo Victor”, expõe.

Por fim, Memória aponta o canhão para o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, por não concordar com a política exercida pelo parlamentar.

Por Elzir Souza