Política

Thais Canuto confirma pré-candidatura à prefeitura de Pilar e provoca Renato Filho: “Ele está meio descontrolado”

02/08/2023
Thais Canuto confirma pré-candidatura à prefeitura de Pilar e provoca Renato Filho: “Ele está meio descontrolado”
Fotos: Vereadora revelou que tem ajuizado ações para ter acessar informações de projetos e valores investidos no Município

A vereadora por Pilar, Thais Canuto, personagem do 57º episódio do Canhão Podcast, desta terça-feira (1), falou sobre seu relacionamento político com o prefeito Renato Filho e expôs assuntos polêmicos envolvendo a prefeitura, como o custeio de procedimentos estéticos para blogueiros e a construção de hospitais na cidade para administração de instituições filantrópicas.

Segundo a vereadora, os problemas particulares de Renato Filho estão atrapalhando a sua gestão no Município. Um dos pontos tocados por ela, foi o divórcio com a prefeita de Atalaia, Cecília Rocha, e por não ter sido escolhida para a eleição para governador de Alagoas. “Ele trata mal a população. É muito bom receber elogios, mas é preciso saber criticar e receber sugestões. Thais Canuto também revelou que Renato trata mal ela, o seu pai, Carlos Canuto, e a ex-esposa, Cecília Rocha.

Outra crítica feita à atual gestão, foi a falta de investimento em capacitação e geração de empregos aos moradores do Pilar. “Eu acho que deve haver um fortalecimento nas políticas públicas para investir mais nas pessoas, tipo profissionalizar com cursos técnicos e superiores, e ter mais incentivo ao empreendedorismo local”.

Os valores das precatórias do Fundef também foi pauta na entrevista. "Uma das poucas informações que constavam no Portal da Transparência foi que tinha uma valor 2018, no ano seguinte já não era mais nada e hoje tem 12 reais", afirma a vereadora.

Ao longo do bate-papo, a vereadora revelou o desejo de ser candidata a prefeita de Pilar. Falou do trabalho executado pelo deputado Alexandre Ayres nas articulações dela com políticos influentes. Além disso, colocou como improvável uma aliança com o atual prefeito da cidade. A parlamentar aproveitou o momento para anunciar, de forma exclusiva, o seu slogan para o próximo ano, caso seja candidata: “Thais Canuto, a mulher da gente”.

A vereadora foi questionada pelo jornalista Wyderlan Araújo sobre a notícia gerada através de uma foto entre ela e Douglas Barbosa, filho de Oziel Barbosa, para formação de uma chapa para disputa eleitoral em 2024. “Não teve conversa nenhuma, foi apenas uma simples foto”.

Mesmo com alguns embates políticos com a atual gestão, que segundo Thais, precisou judicializar para ter informações sobre investimentos e iniciativas do município, ela reconhece que houve uma alavancada no Pilar, e que sendo eleita vai manter obras e projetos sociais, porém, o saneamento básico vai ser umas das prioridades.

“Nós tínhamos a CAEPIL, que fazia o abastecimento de água no município e foi vendida. Hoje temos a BRK que presta um péssimo serviço, não só no Pilar, mas em todos os locais que ela oferece o serviço. As pessoas estão com as contas mais caras e não estão recebendo um serviço de qualidade”, ressalta.

A vereadora diz que procurou a BRK e verificou que o planejamento da empresa para o município é de estar com o saneamento básico pronto apenas em 2029. “Devemos investir no turismo, mas precisamos ver com carinho a questão do saneamento básico”.

No quadro “De Frente com o Canhão”, Thais colocou como alvo a deputada estadual Fátima Canuto, pela conivência nas atitudes de Renato Filho, que também recebeu a mira do canhão. O vereador Lages também foi citado, por querer aprovar os gastos do município sem o parecer do Tribunal de Contas.


Por Elzir Souza