Política
Escola Estadual Geraldo Melo recebe Comenda Jarede Viana na CMM

A Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, localizada no conjunto Graciliano Ramos, bairro Cidade Universitária, foi homenageada na manhã desta terça-feira (14) com a Comenda Jarede Viana. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Luciano Marinho (Podemos), que destacou os avanços alcançados pela direção da unidade e o papel educacional e social que desenvolve na região.
“Criada em 17 de maio de 2003, a escola tem cerca de dois mil alunos, com idades entre 12 e 60 anos, matriculados no ensino fundamental II, médio regular, integral e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Hoje, é uma unidade representada por uma gestão democrática, eleita após passar por um processo de intervenção, já que até 2012 não havia eleição”, disse o vereador.
Luciano Marinho ressaltou que a “escola enfrentava problemas, como tráfico de drogas e dificuldades financeiras devido a ingerência de gestores anteriores. O quadro mudou com a direção eleita, que mantém uma excelente relação com a comunidade. Em 2009 recebeu o prêmio de gestão escolar. De 2012 pra cá registra grande avanços na formação pedagógica, com um novo conselho escolar e ações de combate ao tráfico de drogas que era um dos grandes problemas”, destacou.
Segundo ele, “iniciativas como videomonitoramento, dentro e no entorno da escola, contribuíram com os resultados positivos, inclusive com avanços no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De forma que eu não poderia deixar de prestar essa homenagem”, disse.
A educadora Maria da Penha Vieira Cavalcante, representando a escola, falou da importância do momento. “Quero aqui agradecer ao vereador Luciano Marino e parabenizar os gestores, professores e alunos. Receber esta comenda é muito importante, porque sabemos que só é dada quando o serviço é prestado com qualidade à sociedade”, afirmou.
Esta é a segunda vez que a escola recebe a comenda Jarede Viana. A primeira foi em 2013, concedida à diretora-geral Irineide de Araújo Costa. “Significa que nosso trabalho está dando certo. É uma honra trabalhar com esses jovens”, afirmou a gestora escolar. Durante a sessão solene, um grupo de alunos fez uma apresentação cultural em homenagem aos 200 anos de Alagoas.
Niviane Rodrigues/Dicom CMM