Política
Violência contra a pessoa idosa é tema de audiência na ALE nesta sexta

A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Maceió realizam nesta sexta-feira, 27, uma audiência pública, em conjunto, para discutir as “Faces da violência contra a pessoa idosa e seu enfrentamento pelo Poder Público, pela sociedade civil organizada e pela família". A audiência pública, que terá início às 9 horas, é de iniciativa da deputada Jó Pereira (PMDB) e da vereadora Fátima Santiago (PP).
“É importante discutir o tema da violência. Principalmente quando a violência é dirigida contra o perídodo de vulnerabilidade pela qual todos iremos passar: que é a terceira idade”, disse Jó Pereira. “E nesse contexto, precisamos acolher e dar suporte a essas pessoas. Por isso, precisamos discutir quais os mecanismos adequados que o Poder Público pode utilizar para combater as diversas faces dessa violência”, observou a parlamentar, reforçando a necessidade da participação de todos – Poder Público, sociedade e família.
Segundo a deputada, dados divulgados pelo Mapa da Violência dão conta que o índice de violência contra a pessoa idosa vem crescendo e que a maioria dos casos ocorrem dentro do ambiente familiar. “É justamente por esse motivo que o Conselho Estadual do Idoso nos provocou, para que possamos discutir o crescimento desses números”, informou a deputada.
A audiência pública terá como palestrantes a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Maria Lúcia Santos Moreira, e a vice-presidente da entidade, Elisabeth Toledo de Lima; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Evânia Titara de Araújo; a secretária da Associação Nacional de Gerontologia de Alagoas, Sônia Maria Alves da Silva; o representante da Pastoral da Pessoa Idosa, José Fernandes Sobrinho; e o jornalista e gerontólogo, Francisco Silvestre dos Anjos.
Ascom ALE