Política
Professores são homenageados durante sessão solene na Câmara Municipal

A entrega da Comenda Jarede Viana marcou, nesta segunda-feira (16), pela manhã, a homenagem da Câmara Municipal de Maceió ao Dia do Professor, que transcorreu nesse domingo, 15 de outubro. A honraria foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e concedida em sessão solene, que reuniu educadores, familiares e amigos das homenageadas.
Receberam a comenda Ana Paula Monteiro Narciso, ex-secretária de Educação de Rio Largo e atual professora; Cláudia Valéria Alves Pinto de Souza, pedagoga e técnica da Coordenadoria de Educação Especial do Município de Maceió; e a Eliete Pinto Duarte e Lúcia Maria Pinto de Moura Souza, pedagogas e professoras.
Em sua fala, a vereadora Tereza Nelma destacou a importância da educação como fonte de transformação social. Lembrou de sua atuação como educadora, sobretudo na área de educação especial, e fez uma explanação dos números que ainda precisam ser superados, como afirmou.
De acordo com os dados apresentados pela parlamentar, “34% dos alunos que chegam ao 5º ano ainda não conseguem ler corretamente; entre os que terminam o ensino fundamental pelo menos 20% é de analfabetos funcionais”, ela disse, ao destacar que a situação se agrava com a desesperança do povo frente à política nacional.
“Nós professores temos que resistir a essa barbárie em nível nacional. Nós que éramos um povo alegre, somos agora um povo depressivo. Alagoas é o primeiro lugar em analfabetismo de pessoas acima de 15 anos. É a região com o pior desempenho do Brasil”, afirmou.
A trajetória de Jarede Viana, que dá nome à comenda e morreu em 7 de setembro de 2008, vítima de câncer, foi ressaltada. “Ela vivia a perspectiva libertária e emancipadora. Acreditou na força do coletivo para a transformação social. Teve atuação destacada na luta pela anistia e na organização das mulheres alagoanas”, lembrou Tereza Nelma.
As agraciadas com a comenda destacaram a homenagem. “Esse é um momento muito feliz. É preciso acreditar que a escola pública pode mudar, sim, a vida de todos nós. Foi assim comigo. Foi através da educação que vi minha vida, minha infância de menina pobre se transformar”, disse Ana Paula Monteiro Narciso.
Cláudia Valéria agradeceu e afirmou que o momento não poderia ser melhor, a semana do dia dos professores. “Que tenhamos uma Jarede Viana em cada um de nós. Aprendi e aprendo todos os dias com meus alunos. É essa educação, que assegura a troca de aprendizagem, na qual eu acredito. É assim que eu me realizo, dando aula”, afirmou.
Niviane Rodrigues/Dicom CMM