Política

Governadores de AL e SE se encontram em Penedo e realizam ato em defesa do Velho Chico

16/09/2017
Governadores de AL e SE se encontram em Penedo e realizam ato em defesa do Velho Chico

O Rio São Francisco passa por um momento delicado em seus quase 516 anos (04 de outubro). O gigante enfrenta a pior crise hídrica de sua longa história. Com vazão atual de 550m³/s, o Baixo São Francisco luta pela sua sobrevivência e dos povos que o margeiam. Para alertar à sociedade e chamar a atenção do Governo Federal, uma comitiva formada pelos governadores Renan Filho (PMDB/AL), Jackson Barreto (PMDB/SE) e lideranças, em ato histórico, percorreu cidades margeadas pelo Rio em seu último trecho.

No dia 14, a expedição saiu de Piranhas, passou por Traipu e pernoitou em Porto Real do Colégio. Já nesta sexta-feira, 15, atracou no Porto das Balsas de Penedo, última cidade a receber o ato em defesa do Velho Chico. A recepção foi realizada pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT) e pelo grupo de Guerreiros Treme Terra, formado unicamente por mulheres. Em seguida, todos se dirigiram à Casa de Aposentadoria, local das discussões.

Ato em Defesa do São Francisco  (7)O prefeito de Penedo abriu a rodada de debates, se posicionando em defesa da maior fonte de riqueza do nordestino. “Hoje é mais um dia histórico para Penedo, momento que discutimos a sobrevivência do nosso Rio e dos povos que dele necessitam. A navegabilidade já ocorre com dificuldade, em vários trechos. O processo de salinização avança em suas águas. Os peixes cada vez mais escassos. Que este ato, em que une os governadores de Alagoas, Renan Filho e Sergipe, Jackson Barreto, e conta com apoio dos gestores de Pernambuco, Paulo Câmara e Bahia, Rui Costa, possa alertar mais uma vez para o processo de degradação e morte silenciosa do Rio São Francisco. Que ações concretos e positivas alcancem resultados”, clamou Beltrão.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, fui duro em seu discurso, afirmando que a culpa da agonia do Rio São Francisco é do Governo Federal. “Chamo a responsabilidade à Chesf. Todo o Rio foi represado e o resultado estamos sentindo. A capitação de água em Sergipe já não nos atende. A Codevasf fez um investimento colocando bombas flutuantes. E hoje, não atendem mais a demanda. Esse é apenas um problema. A situação do São Francisco é grave e devemos buscar uma solução imediata”, reconheceu.

Ato em Defesa do São Francisco  (9)O ato em defesa do Velho Chico foi encerrado pelo chefe do Executivo estadual, Renan Filho. Ele garantiu que medidas serão adotadas e anunciou a criação de um grupo de trabalho, para colocar em prática um projeto para salvá-lo. “Este ato faz parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas. Com esse percurso, estamos alertando a sua situação. Vamos mostrar sua degradação, alertando ao Brasil que ele necessita de proteção. Vamos criar o grupo de trabalho para que possamos estudar ações para sua defesa e, posteriormente, aplicá-las. Que a expedição possa servir de alerta e que ações possam acontecer em conjunto, para a sua salvação”, encerrou o governador de Alagoas.

Fonte: Secom Penedo