Política
Audiência Pública e Comenda marcam Dia Municipal do Psicólogo

O Dia Municipal do Psicólogo foi comemorado em audiência pública realizada nesta sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Maceió. Com o tema “Toda Psicologia nos Interessa”, a audiência foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. A sessão também marcou os 55 anos da regulamentação da psicologia no Brasil e 37 anos em Alagoas. O Dia Municipal do Psicólogo foi criado pela Lei nº 6654/17, de autoria de Tereza Nelma.
A audiência homenageou, ainda, os psicólogos Berto Gonçalo da Silva e Izolda de Araújo Dias, com a comenda Nise Magalhães da Silveira, conferida a personalidades que se destacaram nas áreas de medicina, psicologia, psiquiatria ou aos que se destacaram na luta em defesa da cidadania.
Entre os inúmeros aspectos da profissão discutidos na audiência desta sexta-feira, a necessidade de atuação de psicólogos na rede de ensino de Maceió foi bastante debatida. Promulgada na Câmara há quase dez anos, a lei 5833 autoriza a contratação de psicólogos para trabalhar nas escolas. Tereza Nelma e os profissionais da área lamentaram que a lei ainda não tenha sido efetivada pelo Executivo.
“É uma luta que temos de continuar travando para que o Executivo efetive a lei que garante a presença dos psicólogos atuando dentro das escolas de Maceió. Além de valorizar a profissão, garante o psicólogo como agente transformador”, destacou a vereadora. A medida que deve ser imediata também foi comentada por um dos palestrantes da audiência, o professor da Uncisal e psicólogo Carlos Frederico, que também atua na rede municipal de saúde mental.
“Importante que a lei seja efetivada porque a atuação se estende em duas frentes: dos alunos, tratando da saúde mental, conflitos e problemas também com suas famílias, assim como dos professores que, pela realidade vivida nas escolas do país e de nossa cidade, necessitam de nossa atuação. Infelizmente, hoje há um aumento de 18,4% do índice de pessoas com depressão no Brasil, e esses dados não podem ser ignorados. A necessidade da presença do psicólogo também cresce com a evolução das doenças mentais, e uma audiência como esta, aqui na Câmara dos Vereadores, contribui bastante com a discussão”, destacou Carlos Frederico.
Uma das homenageadas do dia, a psicóloga Izolda de Araújo Dias agradeceu a honraria e a dividiu com os colegas de profissão. “Quero revelar aqui a minha felicidade e ansiedade que vivi desde o dia que soube que, ao lado do colega Berto, iria ser homenageada com a comenda de nosso maior nome no trabalho de saúde mental. A comenda é de todos nós que estamos, uns já há mais de 30 anos como eu, e que sabem a importância de tratar o próximo que, quando chega a um consultório, vai bastante sofrido seja por conta das drogas ou problemas outros”, disse Izolda de Araújo, ex-coordenadora da Saúde Mental de Maceió e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia.
Fonte: Dicom Câmara de Maceió