Política
Projeto #internetcomresponsa discute combate ao bullying com estudantes
Acessar o vasto conteúdo da internet é cada vez mais importante para o dia a dia dos estudantes. Ao mesmo tempo em que a grande rede oferece fonte de pesquisa e conhecimento, práticas como bullying e julgamentos ofensivos são muito comuns também entre este público, e nada melhor que um bate-papo com gente que entende do assunto para orientar a garotada sobre isso.
Para chamar atenção ao tema, o projeto #internetcomresponsa, de iniciativa do deputado federal JHC, chega nesta sexta-feira, 11 de agosto – Dia do Estudante –, à Escola Rui Barbosa, no Clima Bom, e vai usar linguagens como teatro, dança e dinâmicas para promover a sensibilização de alunos do Ensino Médio para o respeito às diferenças, seja no ambiente online ou off-line.
“Pretendemos estimular os alunos a refletir sobre atos de julgamento com aparência física, cor, comentários maldosos em redes sociais, além de mensagens preconceituosas e ofensivas. Mais do que nosso futuro, esses jovens são a nossa realidade, são multiplicadores, e devem ser orientados para atitudes positivas na sua convivência em família, na escola ou em qualquer outro grupo social do qual façam parte”, analisa JHC.
Bullying
Entre os tipos de bullying mais conhecidos estão o direto (quando há xingamentos, apelidos humilhantes), moral (quando o agressor difama alguém, espalha boatos), sexual (quando ocorrem assédios, induções ou abusos), social (quando o agressor ignora, exclui ou isola a vítima), psicológico (quando há chantagens, ameaças, intimidações), físico (quando há atos de violência física) e virtual (quando ocorre a partir de postagens que visam causar danos à vítima).
Quem quiser saber mais sobre o projeto #internetcomresponsa ou agendar a atividade para a sua escola pode acessar e deixar mensagem nas redes sociais do deputado JHC, no Instagram, @jhc40, e no Facebook, facebook.com/jhc.
Fonte: Ascom JHC