Política

Audiência pública nesta sexta-feira marca o Dia Municipal da Capoeira

04/08/2017
Audiência pública nesta sexta-feira marca o Dia Municipal da Capoeira

Em alusão ao Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista, comemorado em 3 de agosto, a Câmara Municipal de Maceió celebrará a data em uma audiência pública nesta sexta-feira (4), às 9h, que contará com discussões referentes ao tema e apresentações culturais, buscando dar a visibilidade e dignidade necessárias a essa importante manifestação.

Com o tema “Ações afirmativas de políticas públicas para a capoeira”, a sessão soleniza a data instituída a partir da Lei 5.887, de 30 de dezembro de 2009, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), e legitima — pelo oitavo ano, a luta junto à sociedade para intensificar a união entre o Poder Público e os capoeiristas. O objetivo é fortalecer ainda mais a relação de respeito a essa complexa arte, que representa dança, luta, jogo e música, além de contribuir para o bem-estar do corpo e da mente.

Segundo a vereadora, é um momento importantíssimo para abrir um diálogo com os grupos envolvidos e também para as pessoas se apoderarem de algo que, infelizmente, ainda sofre discriminação por parte de alguns setores sociais.

“A finalidade é construir ações afirmativas que tragam respeito à cultura brasileira de forma geral. E a capoeira é, sem dúvidas, peça fundamental desse todo. Trata-se de uma modalidade que já sofre preconceito há longas datas, por isso não devemos medir esforços nessa temática. O dia 3 de agosto é apenas comemorativo às ações que devem ser tratadas diariamente”, afirmou.

A sessão, que também contará com a participação da Federação Alagoana de Capoeira, da Federação de Capoeira do Estado de Alagoas e do Conselho de Mestres de Capoeira de Alagoas, será antecedida pela apresentação de uma roda de capoeira na Praça Marechal Deodoro, no Centro da Capital, onde está localizado o prédio da Câmara Municipal de Maceió.

Fonte: Dicom Câmara de Maceió