Política

Vice-governador Luciano Barbosa participa de reunião do Condel

28/07/2017
Vice-governador Luciano Barbosa participa de reunião do Condel

O vice-governador Luciano Barbosa participou da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada nesta quinta-feira (27), no Instituto Brenand, no Recife. A reunião contou com as presenças dos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, da Defesa, Raul Jungmann, do superintendente da Sudene, Marcelo José Almeida Neto, e representantes do Executivo de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Minas Gerais.

Durante o encontro, foi apresentado relatório do grupo interministerial que estabelece critérios para delimitação da região semiárida, com previsão de incluir 54 novos municípios. Em decorrência da seca e da crise econômica que o País vem enfrentando, nenhum município será excluído até que haja uma nova análise, prevista para 2021. Para o vice-governador, incluir novos municípios é importante, mas outros critérios devem ser levados em conta.

"Não é justo que muitos municípios do Nordeste que se enquadrem verdadeiramente como região semiárida permaneça de fora de políticas compensatórias, é necessário que esses municípios sejam rapidamente incluídos. Acho extremamente justo que num Brasil tão desigual, onde essas desigualdades não acontecem só entre as regiões, mas também intra-regional criando microrregiões que sejam extremamente penalizadas. Temos outros problemas de vulnerabilidade social e de índices que precisam de políticas compensatórias que são atendidas pela caracterização de ser uma região semiárida. Não podemos ficar esperando os prazo para promover mais inclusão", disse Barbosa.

Outro tema, são os ajustes nas diretrizes e prioridades dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) do exercício 2017.

Fabiana de Mutiis/Ascom Seduc