Política

Gestores ouvem demandas do Cidade Universitária e prometem soluções

20/06/2017
Gestores ouvem demandas do Cidade Universitária e prometem soluções

Moradores do bairro Cidade Universitária e região participaram, nesta segunda-feira (19), no ginásio de esportes do colégio Edson Monteiro, no Graciliano Ramos, de audiência pública que tratou sobre os problemas urbanos das localidades situadas na parte alta da capital.

O debate foi proposto pelo vereador Luciano Marinho (Podemos) e todas as demandas apresentadas nas mais diversas áreas, como saúde, educação, transporte público e infraestrutura, foram encaminhadas à Prefeitura para as devidas soluções. Gestores municipais e representantes de secretarias presentes à reunião falaram sobre medidas a serem tomadas de imediato para resolver alguns dos problemas e anotaram todas as reclamações feitas pela comunidade.

Além de Luciano Marinho, participou também da audiência, o vereador Chico Filho (PP). É a segunda audiência itinerante realizada pela Câmara Municipal de Maceió nesta legislatura. A primeira ocorreu no início do mês, no Benedito Bentes. O debate teve a presença de lideranças comunitárias, dirigentes de associações, da igreja e a população.

Em sua fala, o vereador Luciano Marinho destacou a importância desse tipo de debate nos bairros. Disse que o Cidade Universitária concentra mais de 60 mil habitantes, além de equipamentos importantes como a sede do Detran e um shopping, mas que apesar disso “possui muitos problemas, como postos de saúde que não funcionam devidamente ou inexistem, escolas, áreas de lazer sucateadas. É uma região muito carente de atenção”, afirmou o parlamentar, ao dizer que tem procurado constantemente o prefeito Rui Palmeira (PSDB) para discutir os problemas dessas comunidades. Ele lamentou a ausência de secretários municipais que foram convidados, mas não compareceram à audiência.

“Faltam, por exemplo, projetos de inclusão na Vila Olímpica, que hoje está praticamente abandonada. Esse momento é importante para que possamos escutar a população e aproximar o Poder Público das comunidades”, afirmou.

A dirigente da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Moraes, falou em seguida. Parabenizou a Câmara de Maceió pela realização da audiência e disse que no processo de gestão democrática o debate é fundamental para que os moradores apontem o que é melhor para seus bairros. Fez uma apresentação do que está sendo realizado pela Pasta e afirmou que todas as demandas serão levadas à secretária Ana Dayse Dórea para as providências possíveis.

O secretário adjunto de Infraestrutura, Disney Pinto também falou em levar ao corpo técnico da Seminfra os problemas apontados pelos moradores. Lideranças se pronunciaram em seguida. Relataram diversas situações de falta de estrutura e de políticas públicas na região onde moram e lançaram um apelo ao município para que encontre saídas.​

Niviane Rodrigues/Dicom Câmara de Maceió