Política

Empresário destaca papel do funcionário como fundamental para empresa

08/05/2017
Empresário destaca papel do funcionário como fundamental para empresa

A Comenda Desembargador Mário Guimarães foi concedida ao empresário Thiago Casado Lima França Careca, em sessão especial nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Maceió. A outorga foi proposta pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB) em reconhecimento aos serviços prestados pelo homenageado que se destaca no setor comercial na capital, com uma rede de lanchonetes que emprega 121 trabalhadores.

O parlamentar falou sobre o empreendedorismo do homenageado e o importante papel como gerador de emprego e renda na cidade. Ressaltou ainda o novo conceito de empresário que Careca imprimiu em Maceió desde 2003, quando iniciou os negócios, passando de funcionário para proprietário de lanchonete, e hoje possui uma rede que se destaca pela qualidade dos produtos oferecidos e do serviço prestado.

“O Careca trouxe uma concepção diferente de comércio. Para nós é uma grata satisfação poder retribuir, homenageando pessoas inovadoras, empreendedoras, cujo trabalho com certeza contribui para sermos um País, um Estado, uma capital melhor. Careca tem 121 funcionários e nenhum problema trabalhista, o que mostra seu compromisso com o trabalhador”, disse Eduardo Canuto.

O vereador destacou ainda que quando apresentou a indicação, “todos os meus colegas de parlamento viram naquelas palavras um sentimento de um cara dedicado, empreendedor, mas ao mesmo tempo muito brincalhão. Ele consegue misturar a seriedade com o humor na atividade empresarial, apesar da situação de crise econômica que o País atravessa”, disse, e lembrou do gesto de solidariedade e sensibilidade social do empresário.

“Quando ocorreu um acidente com dois ônibus que transportavam estudantes dos municípios de Teotônio Vilela e Junqueiro, em cinco minutos ele postou nas redes sociais que aqueles que doassem sangue, teriam direito a um sanduíche e um suco. Foi o primeiro a se preocupar com a causa. Isso para mim foi de uma simbologia, de uma importância incríveis. Ele não mensurou valor, mas apenas como poderia ajudar às vítimas. Se fizéssemos uma simbologia com os políticos, você seria um dos melhores”, afirmou Canuto.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel), Thiago Falcão, destacou os conceitos arrojados de administração do empresário no grupo que comanda. “A organização, a forma como trabalha o marketing interno, forma de remuneração dos funcionários, tudo isso faz a diferença. O bacana dentro de um restaurante, é que ele permite que o garçom um dia se torne um sócio. Que aquele que começa do zero, como foi o caso do Careca, possa, apesar de todas as dificuldades, se tornar empreendedor. Fico muito feliz. Você representa exatamente o que é o ramo de restaurantes. Para muitos é só de glórias, mas a glória vem com muito esforço”, disse Thiago Falcão.

SATISFAÇÃO - Em sua fala, cheia de emoção, Careca destacou a satisfação em receber a comenda e afirmou que só reclama de funcionário aquele empregador que não sabe respeitar o trabalhador. “É uma satisfação muito grande está aqui. Obrigado pelo reconhecimento. Quem conhece o Careca sabe o quanto eu e Isabela, minha esposa, lutamos. Começamos como funcionários. Hoje, temos 121 trabalhadores. Não foi fácil. Sempre digo: tenha fé em Deus, sem ambicionar o que é do próximo. Até hoje Deus tem me abençoando e eu e Isabela nos sentimos na obrigação de ajudar o próximo”, afirmou.

O empresário, que faz palestras motivacionais, aconselhou àqueles que sonham em ter o próprio negócio. “Digo a todos que não desistam do seu sonho. Quando eu e Isabela começamos também não tínhamos dinheiro. Com perseverança, força de vontade, vencemos”, afirmou e enfatizou. “Para mim, a melhor pessoa é o funcionário. O empresário que tem dor de cabeça com funcionário é aquele que não valoriza o funcionário que possui. Em 14 anos de empresa aberta, só tivemos seis causas trabalhistas. Passamos muitas noites trabalhando e hoje a gente sabe o que eles enfrentam”, disse.

Niviane Rodrigues/Dicom Câmara de Maceió