Política
Moradores aprovam 1ª edição do Câmara Itinerante em São Miguel

A primeira edição do projeto Câmara Itinerante em São Miguel dos Campos, contou com ampla participação popular na noite desta terça-feira(25). Em sessão realizada no bairro Hélio Jatobá I, sociedade civil, integrantes de associações e líderes comunitários, parabenizaram a iniciativa, além de levar suas demandas ao conhecimento do Poder Legislativo municipal.
Ao fazer a abertura, após uma belíssima apresentação da banda da Guarda Municipal, o presidente da Câmara, Maxwell Idalino, frisou que a sessão ordinária foi realizada de forma itinerante, atendendo às solicitações de todo o colegiado que demonstrou interesse em ouvir a comunidade. “Apresentamos esse projeto que foi abraçado por toda a Casa, para que o cidadão miguelense tenha maior acesso aos trabalhos dos vereadores, com a oportunidade de acompanhar as reuniões em seus próprios bairros. Nosso foco é trabalhar de forma transparente e estreitar a relação com a população. Com a Câmara Itinerante, além de interagir com as comunidades, discutindo o orçamento participativo, ouvindo os anseios do povo, nós também iremos mostrar o que pode ser feito em relação às solicitações e enviar para o Executivo”, destacou.
Prestigiando o evento, o Desembargador do TRE Alagoas, Dr. Luiz Vasconcelos, elogiou a iniciativa inédita no município. "É um momento marcante para São Miguel, não apenas pela coragem dos vereadores em se colocarem de peito aberto junto à população, mas pela demonstração de que essa atual legislatura cumpre seus objetivos. A comunidade pode falar e os vereadores comentar e entender as demandas. O diálogo, é, sem dúvida, o melhor modelo para escutar e dar resposta ao povo miguelense. Estão todos de parabéns", concluiu.
Após tomar conhecimento das instruções, a população começou a se inscrever para fazer uso da palavra. O atleta Gilvan Ferreira foi o primeiro a usar Tribuna, e relatou aos vereadores uma lista de prioridades com solicitações de ações cabíveis de melhorias para a comunidade local em distintas áreas, a exemplo da educação e esporte. O morador Helder Leandro, aproveitou a ocasião para discutir, entre outros temas, a questão do calçamento das principais ruas, das enchentes que afetam a região no período chuvoso, e sobre a instalação do esperado canteiro de obras para a duplicação da BR-101.
Em resposta ao questionamento, o presidente da Casa afirmou que, em contato com o Sr. Ricardo Magalhães, gerente geral da Constran - empresa responsável pela obra, que, apesar da equipe ter visitado outro município, ainda não tem nada definido e no momento, tudo não passa de 'boato'. "Sabemos que ao longo dos últimos anos, São Miguel tem enfrentado grandes perdas no campo do trabalho, mas estive reunido com o Sr. Claudionor Neves - responsável pelo canteiro, e também, por meio deste contato com o Gerente Geral, e ficamos mais confiantes que nosso município será o mais adequado. Eles garantiram que não se trata de política, mas sim de estudos técnicos. Estamos acompanhando todo o processo, pois sabemos da importância de promover o aquecimento econômico e desenvolvimento do nosso município”, defendeu Maxwell.
A professora Edeilda Lopes demonstrou felicidade com a realização da sessão. “Precisamos acreditar em vocês sim, mas iremos acompanhar todo o trabalho dessa Legislatura, ao mesmo tempo em que os convidamos a conhecer a realidade das escolas do município. Façam visitas e busquem melhorias para a educação do alunado miguelense”, destacou.Temas como sinalização, consumo de drogas e falta de medicamentos, também foram apontados pelo morador Ubirajara Pereira. “Nosso foco é trabalhar de forma transparente e estreitar a relação com a população. Com a Câmara Itinerante, após ouvir os anseios do povo, encaminharemos as solicitações para os órgãos responsáveis da administração municipal”, disse o 1º secretário, vereador Elson Vieira.
Com uma estrutura que deixou o público muito bem acomodado, os moradores do bairro elogiaram a iniciativa da Câmara e agradeceram a realização da sessão no Hélio Jatobá I, um dos mais populosos do município. “Iniciativas como esta aproximam a população da Câmara e passamos a conhecer como é o trabalho dos vereadores. Foi importante saber que eles escolheram aqui para iniciar a Câmara Itinerante, pois o Hélio Jatobá é um bairro carente de desenvolvimento e infraestrutura”, avaliou o morador Ismael Santos.
Ao final da sessão, os vereadores Diney Torres, Bel Torres, Cícero Passarinho e Djanete, também fizeram o uso do Grande Expediente. “A noite foi maravilhosa. Pudemos estar frente a frente com os moradores do bairro, e saímos daqui com a certeza de que este projeto fará história no nosso município”, afirmou em tom emocionado o vice-presidente da Casa, José Feitosa. A sessão que contou com apoio da Prefeitura de São Miguel, também teve a presença de integrantes da imprensa local.
Fonte: Dicom Câmara de São Miguel dos Campos